Mundo

Chefe do governo da Espanha diz que vai superar acusações

Dirigentes do Partido Popular (PP) estão sofrendo acusações sobre uma contabilidade alternativa à oficial do partido


	Mariano Rajoy: Rajoy reconheceu que algumas das notas na suposta contabilidade alternativa estão corretas, como o próprio PP assumiu anteriormente.
 (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Mariano Rajoy: Rajoy reconheceu que algumas das notas na suposta contabilidade alternativa estão corretas, como o próprio PP assumiu anteriormente. (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 15h28.

Berlim - O chefe do governo da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou nesta segunda-feira que são falsas as acusações sobre uma contabilidade alternativa à oficial do Partido Popular (PP) e garantiu que vai superar esta situação e que está com "vontade, esperança, força, coragem e determinação" para continuar no comando do Executivo.

Rajoy fez as afirmações em uma entrevista coletiva junto com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, no final da cúpula bilateral presidida por ambos em Berlim. A dirigente alemã expressou seu apoio a Rajoy em relação ao assunto e considerou que o chefe do governo espanhol saberá resolvê-lo.

O chefe do Executivo e presidente do PP se remeteu a sua declaração do último sábado diante da direção do partido garantindo que é falso que ele e outros dirigentes tenham recebido retribuições por fora da contabilidade oficial, conforme pode ser aferido nos denominados "papéis" do ex-tesoureiro Luis Bárcenas.

"É falso, assim como disse no sábado e reitero hoje", ressaltou Rajoy. Ao ser perguntado se esta questão poderia afetar seu mandato, o governante assegurou que se sente tão forte como quando chegou ao poder com a missão de superar a difícil situação econômica da Espanha.

Rajoy reconheceu que algumas das notas na suposta contabilidade alternativa estão corretas, como o próprio PP assumiu anteriormente.

Diante da possibilidade de uma disputa judicial entre o Partido Popular e o ex-tesoureiro Bárcenas, Rajoy lembrou que o partido está estudando as possíveis decisões da justiça com a finalidade de defender a honra das pessoas citadas.

O presidente do Executivo também afirmou que o governo é estável, que o PP conta com uma maioria parlamentar absoluta e que vai continuar trabalhando para conseguir o crescimento econômico e a geração de empregos. 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin