Mundo

Chefe de observadores da ONU deixa a Síria

Missão foi enviada ao país em abril, em iniciativa de Kofi Annan, ex-mediador do conlifto, mas falhou em conter confrontos violentos entre rebeldes e tropas do governo


	Exército Livre da Síria perto de Homs: tentativa da ONU em acertar acordo de cessar-fogo entre rebeldes e tropas do governo falhou
 (Shaam News Network/Reuters)

Exército Livre da Síria perto de Homs: tentativa da ONU em acertar acordo de cessar-fogo entre rebeldes e tropas do governo falhou (Shaam News Network/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2012 às 11h43.

Beirute - O chefe da equipe de observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) enviada à Síria para monitorar o fracassado acordo de cessar-fogo no país deixou Damasco neste sábado.

O tenente-general Babacar Gaye não fez nenhuma declaração antes de deixar a capital síria em direção ao Líbano. A missão foi encerrada no domingo passado, mas Gaye permaneceu na Síria para participar de reuniões.

O Conselho de Segurança da ONU recentemente aprovou a abertura de uma novo escritório na Síria para apoiar futuros esforços de paz.

O envio da missão à Síria, em abril, foi o único feito concreto de Kofi Annan, ex-mediador do conflito no país. A iniciativa, no entanto, falhou em conter os violentos confrontos entre rebeldes sírios e forças do regime de Bashar Assad, iniciados em março do ano passado.

Annan deixou a função no começo do mês e foi substituído por Lakhdar Brahimi, um diplomata veterano argelino e ex-enviado para o Afeganistão e Iraque. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasONUSíria

Mais de Mundo

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU

Maior nevasca em mais de 100 anos cobre capital da Coreia do Sul; veja imagens