Guerra afegã vive um de seus piores momentos (Behrouz Mehri/AFP)
Da Redação
Publicado em 6 de abril de 2012 às 14h01.
Cabu - O chefe de uma delegação regional do Conselho de Paz afegão, organismo encarregado de negociar com os talibãs, morreu nesta sexta-feira em um atentado suicida na província de Kunar, no leste do Afeganistão.
Segundo uma fonte de segurança citada pela agência local 'AIP', Mohammed Hashem Munib foi atacado após a tradicional reza muçulmana da sexta-feira.
O atentado foi registrado no distrito de Watapur da província de Kunar, onde Munib dirigia a delegação regional do Conselho de Paz, e também causou ferimentos em um guarda-costas e um filho de Munib, de acordo com um comunicado oficial divulgado pela 'AIP'.
O processo de paz impulsionado pelo Governo afegão foi muito afetado pelo assassinato em setembro de 2011 do ex-presidente Burhanuddin Rabbani, chefe do Conselho de Paz.
No início deste ano, os talibãs abriram uma 'embaixada' no emirado do Catar para dialogar com os EUA, mas os insurgentes anunciaram em meados de março que suspendiam as negociações pela falta de compromisso de Washington.
Mais de uma década após a intervenção das forças da Otan no Afeganistão e a queda do regime talibã, a guerra afegã se encontra em um de seus momentos mais sangrentos.