Mundo

Chefe da ONU visita países assolados pelo ebola

Ban Ki-moon iniciou visita pelos países assolados pelo ebola na África e pediu às comunidades locais que respeitem normas sanitárias

Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon passa por exame na chegada a Monróvia, Libéria (James Giahyue/Reuters)

Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon passa por exame na chegada a Monróvia, Libéria (James Giahyue/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 20h34.

Monróvia - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, iniciando uma visita a países do oeste da África assolados pelo ebola, exortou as comunidades locais a obedecerem rigidamente as normas sanitárias diante dos sinais de que os enterros tradicionais ainda estão espalhando a doença.

Ban chegou à Libéria nesta sexta-feira para uma turnê de dois dias por quatro nações atingidas pelo pior surto da febre hemorrágica da história, que incluem Serra Leoa, Guiné e Mali.

A visita pretende destacar os esforços de combate ao ebola e agradecer as centenas de organizações e os milhares de agentes de saúde que participaram, disse ele. “Nosso objetivo é ver o último caso identificado e curado”, declarou Ban à Reuters.

“Gostaríamos de enfatizar às comunidades locais que esta é uma operação temporária e que respeitamos plenamente as tradições culturais, mas neste momento é importante cumprir os protocolos de saúde”.

O saldo de mortes da epidemia de nove meses subiu para 6.915 até 14 de dezembro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasONU

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado