Mundo

Israel fica fora de "lista negra" de direitos da criança

A enviada especial da ONU para crianças e conflitos armados, Leila Zerrougui, da Argélia, incluiu o Exército de Israel e o Hamas no esboço do relatório

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2015 às 13h58.

Nações Unidas - A Organização das Nações Unidas (ONU) deixou Israel e o grupo militante palestino Hamas fora da lista negra de Estados e grupos armados que violam os direitos da criança durante conflitos, embora tenha criticado Israel duramente por conta de suas operações militares de 2014.

A enviada especial da ONU para crianças e conflitos armados, Leila Zerrougui, da Argélia, incluiu o Exército de Israel e o Hamas no esboço do relatório, anteriormente enviado ao secretário-geral Ban Ki-moon, de acordo com fontes da ONU. O relatório foi encaminhado a membros do Conselho de Segurança nesta segunda-feira.

Ban teve a última palavra sobre quem seria incluído na lista negra. Fontes da ONU disseram que a decisão de Ban de passar por cima da recomendação de Zerrougui foi extremamente incomum. Entretanto, o texto do relatório inclui fortes críticas sobre o impacto das operações militares de Israel em 2014 nas crianças.

Acompanhe tudo sobre:CriançasHamasIsraelONU

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA