Mundo

Chefe da máfia da Calábria é detido na Itália

"Micu u pazzu" (Micu, o Louco), era considerado pelos investigadores um dos chefes da "Ndrangheta após ter substituído como "capo" do clã


	Prisão: segundo as forças da ordem, Condello comandava de seu esconderijo as atividades ilegais de seu clã
 (Ali al-Saadi/AFP)

Prisão: segundo as forças da ordem, Condello comandava de seu esconderijo as atividades ilegais de seu clã (Ali al-Saadi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2012 às 10h17.

Roma - Os Carabineiros (Polícia militar italiana) detiveram na noite desta quarta-feira na província de Reggio Calabria (sul) Domenico Condello, um dos chefes da "Ndrangheta (máfia da Calábria) e incluído entre os 30 criminosos mais perigosos da Itália.

Em comunicado emitido hoje, os carabineiros explicaram que Condello, conhecido como "Micu u pazzu" (Micu, o Louco), era considerado pelos investigadores um dos chefes da "Ndrangheta após ter substituído como "capo" do clã seu primo Pasquale Condello, conhecido como "O Supremo", detido em 2008.

Domenico Condello, de 56 anos, estava foragido da Justiça desde 1992 e foi condenado à prisão perpétua por homicídio, associação mafiosa e outros delitos, explicaram na nota.

O chefe mafioso foi detido nos arredores da cidade de Reggio di Calabria, capital da Calábria, enquanto viajava a bordo de um automóvel e não opôs resistência.

Segundo as forças da ordem, Condello comandava de seu esconderijo as atividades ilegais de seu clã, sobretudo as relacionadas com o tráfico de drogas, as extorsões e as infiltrações nos organismos públicos para conseguir vencer contratos.

Na terça-feira passada, o Conselho de Ministros da Itália ordenou a dissolução da Prefeitura de Reggio Calabria por supostas infiltrações da máfia, no que representa a primeira vez que se adota uma medida deste tipo em uma capital de província. 

Acompanhe tudo sobre:CrimeEuropaItáliaJustiçaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Secretário do Tesouro dos EUA diz que negociações com países sobre tarifas devem ultrapassar 90 dias

Trump pede estudo para decidir sobre a taxação da importação de minerais críticos pelos EUA

Guerra no Sudão do Sul deixa quase 200 mortos, mais de 250 feridos e 125 mil deslocados desde março

Ex-primeira-dama do Peru pede asilo na Embaixada do Brasil após ser condenada à prisão