Mundo

Chefe da Al Qaeda no Paquistão morre em ataque

Badar Mansoor foi morto em um ataque com mísseis perto da fronteira com o Afeganistão

Foi o segundo ataque do tipo no Paquistão desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou um programa secreto com aviões não tripulados (Jonathan Ernst/Reuters)

Foi o segundo ataque do tipo no Paquistão desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou um programa secreto com aviões não tripulados (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 08h57.

Islamabad - Mísseis dos Estados Unidos mataram nesta quinta-feira o chefe da Al Qaeda no Paquistão, um dos principais alvos norte-americanos no instável país, procurado por ataques que mataram dezenas de pessoas, disseram funcionários. Badar Mansoor, que teria enviado combatentes ao Afeganistão e mantinha um campo de treinamento no Waziristão do Norte, foi morto em um ataque com mísseis perto da fronteira com o Afeganistão, disseram funcionários paquistaneses e um membro do próprio grupo extremista.

"Ele morreu em um ataque com mísseis durante a noite em Miranshah. A morte dele foi um importante revés para a capacidade da Al-Qaeda de atacar no Paquistão", afirmou uma graduada autoridade paquistanesa, pedindo anonimato. A morte foi confirmada por um de seus partidários. "Badar Mansoor foi morto em um ataque com mísseis", afirmou um militante.

Quatro militantes teriam morrido no ataque durante a madrugada, que atingiu uma área de Miranshah, principal cidade do Waziristão do Norte. Foi o segundo ataque do tipo no Paquistão desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou um programa secreto com aviões não tripulados, no mês passado.

Uma graduada fonte do setor de inteligência do Paquistão descreveu Mansoor como "líder de facto da Al Qaeda no Paquistão", após a morte de seu antecessor, Ilyas Kashmiri, em junho passado, em um ataque de um avião não tripulado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)TerroristasPaquistãoIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk