Mundo

Chefe da AIEA pressiona Irã por acesso a base militar

Chefe da agência de fiscalização nuclear da ONU suspeita que estejam sendo realizados testes com explosivos relevantes para o desenvolvimento de armas nucleares


	Yukiya Amano, diretor-geral da AIEA, disse que a agência continua comprometida a se envolver com um diálogo construtivo com o Irã
 (©AFP / Alexander Klein)

Yukiya Amano, diretor-geral da AIEA, disse que a agência continua comprometida a se envolver com um diálogo construtivo com o Irã (©AFP / Alexander Klein)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 09h44.

Viena - O chefe da agência de fiscalização nuclear da ONU pediu ao Irã, nesta segunda-feira, que conceda acesso imediato ao complexo militar de Parchin, onde suspeita-se que estejam sendo realizados testes com explosivos relevantes para o desenvolvimento de armas nucleares.

Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse ao conselho da agência que ele "não podia informar nenhum progresso" nos esforços desde o início de 2012 para esclarecer preocupações sobre o programa nuclear do Irã.

AIEA, com sede em Viena, tenta há mais de um ano persuadir o Irã a cooperar com a investigação há muito tempo paralisada da agência sobre a suposta pesquisa para uma bomba atômica do Estado islâmico, que nega qualquer atividade do tipo.

Amano disse que a agência continua comprometida a se envolver com um diálogo construtivo com o Irã, mas que as negociações devem continuar com um "senso de urgência e com foco em atingir resultados concretos" logo.

A prioridade da AIEA é poder inspecionar Parchin, uma ampla instalação ao sudeste da capital Teerã, onde acredita-se que o Irã construiu uma câmara para realizar testes com explosivos, possivelmente uma década atrás. O Irã nega.

"Conceder acesso ao complexo de Parchin seria um passo positivo, que ajudaria a demonstrar a disposição do Irã a se comprometer com a agência na substância de nossas preocupações", disse Amano, de acordo com uma cópia de seu discurso.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaTestes nuclearesIrã - PaísAIEA

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra