Mundo

Agência antidoping dos EUA acusa Armstrong de mentir

Chefe do órgão diz que exames de sangue feitos em 2009 e 2010 comprovaram doping. Em entrevista, contudo, ciclista teria dito que a última vez que se dopou foi em 2005


	Lance Armstrong: em entrevista, ciclista teria dito que a última vez em que se dopou foi em 2005. Órgão antdoping diz que é mentira
 (Reuters)

Lance Armstrong: em entrevista, ciclista teria dito que a última vez em que se dopou foi em 2005. Órgão antdoping diz que é mentira (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2013 às 07h55.

Washington - O diretor da Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada, em inglês), Travis Tygart, acusou o ex-ciclista americano Lance Armstrong de mentir na entrevista concedida à apresentadora Oprah Winfrey, a quem admitiu ter utilizado substâncias para melhorar seu rendimento durante a carreira.

Em uma entrevista à emissora 'CBS' que será transmitida no domingo mas que teve trechos antecipados nesta sexta-feira, Tygart afirmou que Armstrong mentiu ao dizer que se dopou pela última vez em 2005, uma vez que exames de sangue comprovam que o mesmo aconteceu em 2009 e 2010, quando ele voltou a disputar a Volta da França.

Além disso, o diretor da Usada contou que enviou uma carta a Armstrong oferecendo um prazo até 6 de fevereiro para que o ex-ciclista coopere 'plena e sinceramente' em troca de um possível abrandamento da punição de banimento do esporte.

Na entrevista dada a Oprah, Armstrong negou ter intimidado seus companheiros de equipe para que eles se dopassem, o que Tygart discorda.

'Era o chefe. A evidência deixa claro que era um dos líderes de uma conspiração que enganou milhões de torcedores e concorrentes', indicou o diretor da Usada.

Em resposta à oferta de Tygart, o advogado do ex-ciclista, Tim Herman, apontou que Armstrong planeja colaborar com a Comissão da Verdade e Reconciliação proposta pela União Ciclística Internacional (UCI) e a Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) para investigar o doping no ciclismo profissional.

Armstrong perdeu os sete títulos conquistados na Volta da França depois de ter seu doping exposto por um relatório emitido em agosto pela Usada.

Segundo a agência, o ex-atleta participou do 'programa de doping mais sofisticado, profissionalizado e bem-sucedido que o esporte já viu', no qual foram usados esteroides anabolizantes, hormônio do crescimento humano, transfusões de sangue e outras substâncias.

Acompanhe tudo sobre:AtletasCiclismoDopingEsportesLance Armstrong

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'