Mundo

Chávez viaja ao Brasil por adesão da Venezuela ao Mercosul

Presidente venezuelano chega na segunda-feira para ato de adesão do país ao Bloco, que ocorre em Brasília

Congresso Nacional em Brasília: capital federal é local de cerimônia do ato de adesão da Venezuela ao Mercosul (Agência Brasil)

Congresso Nacional em Brasília: capital federal é local de cerimônia do ato de adesão da Venezuela ao Mercosul (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2012 às 08h57.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira que na próxima segunda viajará a Brasília para participar do ato de adesão de seu país ao Mercosul, aceitando, desta forma, o convite feito pela líder do Brasil, Dilma Rousseff.

Na quarta-feira, Chávez recebeu uma comissão do Governo brasileiro para "acelerar" o processo de adesão do país caribenho ao bloco, que é integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

"Decidimos acelerar os prazos e agradeço esta visita muito oportuna, dado que o Brasil exerce a presidência temporária do Mercosul", disse Chávez ao lado de uma delegação brasileira presidida pelo ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira.

Chávez explicou que Dilma propôs a visita de uma comissão para "ganhar tempo" e ir desenvolvendo os temas que abrirão caminho para o ingresso formal da Venezuela.

A Venezuela foi aceita como membro pleno do Mercosul em 29 de junho, durante uma cúpula realizada em Mendoza (Argentina), na qual o Paraguai foi suspenso do bloco devido à destituição de Fernando Lugo como presidente.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasVenezuelaBrasíliaMercosul

Mais de Mundo

Principal suspeito do caso Madeleine McCann deixa prisão na Alemanha

Israel anuncia rota temporária para acelerar retirada de moradores da Cidade de Gaza

França debate taxação dos super-ricos em plano orçamentário de 2026

Exportações do Japão para EUA registram queda de quase 14% após tarifas