Mundo

Chávez usa rede nacional para bloquear Capriles

Capriles iniciava um discurso quando a transmissão do ato político foi interrompida para mostrar o presidente venezuelano em uma cerimônia por mais de uma hora


	Partidários de Chávez, em Acarigua, noroeste do país: Chávez, 58 anos, tentará a reeleição no próximo dia 7 de outubro para chegar a 20 anos no poder
 (Juan Barreto/AFP)

Partidários de Chávez, em Acarigua, noroeste do país: Chávez, 58 anos, tentará a reeleição no próximo dia 7 de outubro para chegar a 20 anos no poder (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 09h59.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a utilizar a rede nacional de TV para interromper a transmissão de um ato do candidato da oposição, Henrique Capriles Radonski, a menos de duas semanas das eleições presidenciais na Venezuela.

Capriles iniciava um discurso em Maturín, no leste do país, quando a transmissão do ato político foi interrompida por uma 'rede nacional' para mostrar o presidente em uma cerimônia de formação de policiais, que ocupou as TVs da Venezuela por mais de uma hora.

"Sabe o que é?! Ele tem medo que isto seja visto em toda a Venezuela" - disse Capriles sobre a transmissão oficial, em meio aos aplausos da multidão.

Desde o início da campanha eleitoral, em julho, Chávez tem utilizado 'redes nacionais' de TV para interromper as transmissões de atos políticos de Capriles, sob o argumento de que "os meios de comunicação da direita negam ao povo a verdadeira informação".

A campanha eleitoral na Venezuela parece caminhar para um final emocionante, com Capriles reduzindo a vantagem de Chávez nas pesquisas.

Segundo o instituto Datanálisis, o presidente venezuelano tem 49,4% de intenções de voto, contra 39% para Capriles, enquanto há 11,6% de indecisos. Os números mostram que o candidato da oposição reduziu a vantagem de 20,4 para 10,4 pontos percentuais entre maio e setembro, e continua avançando.

Chávez, 58 anos, tentará a reeleição no próximo dia 7 de outubro para chegar a 20 anos no poder. Capriles, 40 anos e ex-governador do populoso estado de Miranda, é o primeiro adversário com chances reais de derrotar o "chavismo".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'