Mundo

Chávez tenta reeleição para que revolução seja irreversível

''Ainda falta muito por fazer, por isso sou candidato'', disse o líder

Hugo Chávez se declarou livre de um câncer detectado em junho do ano passado que o fez passar três vezes pela sala de cirurgia (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Hugo Chávez se declarou livre de um câncer detectado em junho do ano passado que o fez passar três vezes pela sala de cirurgia (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 21h28.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira que tenta a reeleição para um quarto mandato consecutivo, que lhe permitiria chegar a 20 anos no poder, para ''ultrapassar a barreira da irreversibilidade'' e fazer com que a revolução socialista que lidera ''não tenha volta''.

''Ainda falta muito por fazer, por isso sou candidato'', disse o líder a jornalistas em um ato de campanha no estado de Carabobo, antes das eleições presidenciais de 7 de outubro, nas quais enfrentará o líder opositor, Henrique Capriles, e outros cinco candidatos.

Chávez, que se declarou livre de um câncer detectado em junho do ano passado que o fez passar três vezes pela sala de cirurgia, disse que, se pudesse, iria ''descansar um pouco'', mas assegurou que não é possível.

Ele lembrou a declaração do ex-presidente francês Jacques Chirac, que decidiu não tentar sua terceira reeleição em 2007 alegando que ''há vida além da política''.

''Eu também poderia dizer o mesmo, há vida além da política, mas considero que ainda temos um trecho duro a enfrentar, dando a esta revolução (...) o caráter de irreversibilidade'', disse.

''Há muitos casos de revoluções que avançaram, veja a soviética, e depois não deram em nada'', acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticaAmérica LatinaVenezuelaHugo Chávez

Mais de Mundo

Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço

UE avalia plano para reduzir dependência de terras raras da China

Buenos Aires tem dilúvio na véspera de eleições decisivas para Milei

Trump diz que pode reduzir as tarifas ao Brasil sob 'certas circunstâncias'