Mundo

Chávez sugere mudar nome da PDVSA para Petróleos Socialista

Caracas - O presidente Hugo Chávez propôs no domingo mudar o nome de uma das maiores companhias de petróleo do mundo e uma das maiores fornecedoras de petróleo bruto aos Estados Unidos, a estatal venezuelana PDVSA, para Petróleos da Venezuela Socialista. Durante seus 11 anos no cargo, Chávez acrescentou uma estrela à bandeira da Venezuela, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2010 às 16h59.

Caracas - O presidente Hugo Chávez propôs no domingo mudar o nome de uma das maiores companhias de petróleo do mundo e uma das maiores fornecedoras de petróleo bruto aos Estados Unidos, a estatal venezuelana PDVSA, para Petróleos da Venezuela Socialista.

Durante seus 11 anos no cargo, Chávez acrescentou uma estrela à bandeira da Venezuela, criou um novo fuso horário com meia hora de diferença de seus vizinhos e até renomeou o país -- agora chamado de República Bolivariana da Venezuela.

O presidente colocou diversos setores da economia sob controle governamental, desde projetos multibilionários de petróleo a redes de supermercado e torradores de café.

O líder, frequentemente acusado pelos críticos de criar um culto à sua personalidade, se absteve de colocar seu próprio nome nas ruas ou em obras públicas. Mas muitas companhias que foram tomadas pelo seu impulso de nacionalização agora assumiram nomes ligados à sua política de esquerda ou ao herói da independência latino-americana Simón Bolívar.

"Esse país começou a ser governado pelo povo, pela classe trabalhadora, e essa é uma ferramenta da classe trabalhadora", disse Chávez em seu programa semanal de TV.

"A nova pátria, a nova PDVSA, a Petróleos da Venezuela Socialista", disse ele, transmitindo da unidade de refinação controlada pela ConocoPhillips antes de sua nacionalização em 2007.

A PDVSA é a quarta maior empresa petrolífera do mundo, segundo uma pesquisa anual da publicação Petroleum Intelligence Weekly. É a maior exportadora de petróleo da América do Sul e fornecedora chave de petróleo bruto aos Estados Unidos.

Chávez disse ter pedido um estudo para ver se o nome poderia ser mudado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaPetróleoQuímica e petroquímicaVenezuela

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino