Mundo

Chávez se diz recuperado do câncer e com boa saúde

O venezuelano fez o tratamento em Cuba e disse ter se “apegado à fé cristã” para superar a doença


	Hugo Chávez discursa diante da delegação do Brasil: no poder desde 1998, Chávez vai enfrentar, em 7 de outubro, o candidato único de oposição Henrique Capriles
 (Juan Barreto/AFP)

Hugo Chávez discursa diante da delegação do Brasil: no poder desde 1998, Chávez vai enfrentar, em 7 de outubro, o candidato único de oposição Henrique Capriles (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 14h00.

Brasília – A pouco mais de um mês das eleições na Venezuela, o presidente Hugo Chávez, que tenta a reeleição, disse hoje (4) que está recuperado e com “boa saúde”. Desde 2011, Chávez combate um câncer que reincindiu na virilha. O venezuelano fez o tratamento em Cuba e disse ter se “apegado à fé cristã” para superar a doença.

"Aqui estou lutando. Sinto bom ânimo, otimismo, confiança no que fazemos e no que iremos fazer da vida", disse o presidente em um programa de rádio. “Minha vida está entregue a Deus e ao povo, muito mais do que antes. Graças a Deus, estou recuperado e me cuidando muito.”

Ao longo de pouco mais de um ano, Chávez se submeteu a três cirurgias e a tratamentos de quimioterapia e radioterapia para combater o câncer. Lentamente, ele retornou às atividades públicas, mas jamais se afastou do governo.

No poder desde 1998, Chávez vai enfrentar, em 7 de outubro, o candidato único de oposição Henrique Capriles. O atual presidente da Venezuela lidera a maioria das pesquisas.

Chávez informou que nos próximos dias será lançado o livro Contos de Rouxinol, escrito por jornalistas cubanos que escutaram 148 transmissões do programa de rádio Alô Presidente, no qual ele é o âncora.

Segundo Chávez, o livro reúne suas histórias contadas ao longo das várias transmissões que foram ao ar. Em um dos programas, ele lembrou que sua avó Rosa Inés preparava e vendia aranhas para sobreviver e que, ainda menino, ajudava a avó nas vendas para manter a casa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerCubaDoençasEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Rússia questiona Vaticano como sede de negociações com Ucrânia em dia de novos ataques

Universidade da China oferece vagas para alunos de Harvard afetados por medidas de Trump

Proibição a estrangeiros em Harvard pode afastar estudantes chineses e estremecer laços com Pequim

Trump quer apagar um quarto dos alunos de Harvard com uma canetada, diz universidade