Mundo

Chávez sabe de seu estado de saúde "complexo", afirma Maduro

O vice disse que encontrou o presidente "com uma força gigantesca" e criticou o que chamou de onda de boatos dos últimos dias sobre o estado de saúde de Chávez

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante entrevista concedida em Havana (©afp.com)

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante entrevista concedida em Havana (©afp.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 06h23.

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, é "consciente" da complexidade de seu estado de saúde, afirmou na terça-feira à noite em Cuba o vice-presidente, Nicolás Maduro, sem revelar o que acontecerá se o chefe de Estado não tiver condições de assumir o novo mandato em 10 de janeiro.

"Pude visitá-lo em duas oportunidades, conversar com ele. Ele está consciente da complexidade do pós-operatório", disse Maduro em uma entrevista ao canal regional Telesur.

Chávez está hospitalizado em Havana há três semanas.

O presidente está em "uma situação complexa (...) às vezes tem leves melhoras, às vezes situações estacionárias", completou o vice-presidente, dois dias depois de revelar "novas complicações" do estado de saúde de Chávez.

Maduro, que também ocupa o cargo de chanceler, admitiu que esta é "a adversidade mais dura" do governo desde que Chávez chegou ao poder em 1999, mas se mostrou confiante na recuperação do presidente.

O vice disse ainda que encontrou o presidente "com uma força gigantesca" e criticou o que chamou de onda de boatos e mentiras dos últimos dias sobre o estado de saúde de Chávez e, inclusive, sobre sua morte.


Maduro afirmou que retornará nesta quarta-feira a Caracas para retomar as tarefas do governo.

Chávez, 58 anos, foi operado em 11 de dezembro pela quarta vez de um câncer que nunca revelou a localização.

O presidente, reeleito em outubro, deve tomar posse para um novo mandato em 10 de janeiro, mas Maduro não explicou o que acontecerá caso o Chávez não retorne à Venezuela.

Antes de viajar a Havana, Chávez anunciou que Maduro assumiria a presidência temporária caso ele estivesse "inabilitado". Também afirmou que o chanceler deveria ser o candidato governista em uma eventual eleição.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20