Mundo

Chávez retorna a Cuba para terceiro ciclo de radioterapia

O chefe de Estado da Venezuela está em tratamento contra um câncer que foi diagnosticado inicialmente em junho de 2011

Durante sua aparição na televisão, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba" (©AFP / Miguel Angel Angul)

Durante sua aparição na televisão, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba" (©AFP / Miguel Angel Angul)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2012 às 11h14.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, viajou a Cuba para o terceiro ciclo de radioterapia no tratamento contra o câncer. "Já sobre a pista do Aeroporto Internacional Simón Bolívar! Rumo a Havana, com a Fé posta ni Cristo Ressuscitado! Viveremos e Venceremos!", escreveu o presidente em sua conta no Twitter, @chavezcandanga.

O chefe de Estado da Venezuela está em tratamento contra um câncer que foi diagnosticado inicialmente em junho de 2011.

Pouco antes da viagem, Chávez presidiu uma reunião ministerial durante a qual anunciou o aumento do salário mínimo, gradual, de 32,25%, em 2012, que segundo o governo beneficiará 3,9 milhões de trabalhadores e ficará acima da inflação prevista por Caracas para o ano - entre 20 e 22%.

Chávez declarou que estava pronto para viajar a Havana e continuar a "batalha" por sua saúde.

O presidente, de 57 anos, foi operado de um primeiro tumor cancerígeno em junho de 2011 em Havana, onde também foi submetido a três das quatro sessões de quimioterapia que recebeu no total.

Em fevereiro foi operado, também em Havana, de um segundo tumor, detectado na mesma área de onde foi extirpado o primeiro, para depois iniciar a radioterapia. O governo venezuelano não informou o tipo de câncer de Chávez nem onde estavam os tumores malignos.

O presidente se tratou quase exclusivamente em Cuba.

Na quinta-feira, durante uma missa, Chávez pediu a Deus que o mantenha com vida porque "ainda restam coisas por fazer".

No poder desde 1999, Chávez pretende obter um terceiro mandato de seis anos na eleição de 7 de outubro, na qual terá como rival o governador Henrique Capriles Radonski, um advogado de 39 anos.

Chávez afirmou que pretende retornar ao país na quarta-feira ou quinta-feira, para acompanhar os atos de celebração do 10º aniversário de seu retorno ao poder após um breve golpe de Estado em 11 de abril de 2002.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaHugo ChávezPolíticos

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô