Mundo

Chávez recebe homenagens cinco meses depois de sua morte

Simpatizantes lembraram hoje dos cinco meses da morte do ex-presidente venezuelano, que reconfigurou o tabuleiro político do país

Mulher toca a fotografia de Hugo Chávez: homenagens foram lideradas pelo atual presidente Nicolás Maduro, que lembrou do ex-presidente, a quem chama de "meu pai político" no Twitter (REUTERS/Jorge Silva/Reuters)

Mulher toca a fotografia de Hugo Chávez: homenagens foram lideradas pelo atual presidente Nicolás Maduro, que lembrou do ex-presidente, a quem chama de "meu pai político" no Twitter (REUTERS/Jorge Silva/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 14h41.

Caracas - Simpatizantes de Hugo Chávez lembraram nesta segunda-feira os cinco meses da morte do ex-presidente da Venezuela, que reconfigurou o tabuleiro político do país e transformou o político em uma figura de culto.

As homenagens foram lideradas pelo atual presidente Nicolás Maduro, que lembrou do ex-presidente, a quem chama de "meu pai político" no Twitter.

"Comandante, há cinco meses de tua partida, continuas no Comando da Pátria com a força de teu Legado Imortal. Chávez Vive", disse Maduro na rede social, junto de uma foto com Chávez.

O ex-presidente morreu em março em Caracas aos 58 anos depois de 20 meses lutando contra um câncer na região pélvica.

Os chavistas fizeram a hastag #A5mesesDeTuPartidaComandanteEterno, ser uma das três mais comentadas do Twitter na Venezuela.

"#A5mesesDeTuPartidaComandanteEterno SEGUES VIVO NO CORAÇÃO DA PÁTRIA, PAI. SEGUIMOS INVICTOS!", foi a mensagem do chamado Comando Hugo Chávez, a equipe que organizou a campanha presidencial de Maduro.

A filha do presidente morto, María Gabriela Chávez, também homenageou o pai com uma foto no Instagram, e escreveu: "5 meses de seu voo em liberdade. És livre como o vento. Te amo e te sinto a cada instante".

As homenagens pelo aniversário da morte se somam a atividades como degustações gastronômicas e concertos nos jardins do palácio presidencial de Miraflores, organizadas na semana passada pelo governo em função do que seria o aniversário de 59 anos de Chávez.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo