Mundo

Chávez ordena nacionalização da exploração de ouro

Chávez declarou que a medida ajudará a impulsionar a produção, fortalecer o controle do Estado sobre o setor e proteger a economia

Chávez iniciará um segundo ciclo de quimioterapia em Havana (©AFP / Presidencia)

Chávez iniciará um segundo ciclo de quimioterapia em Havana (©AFP / Presidencia)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 19h31.

São Paulo - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assinou nesta terça-feira uma lei que nacionaliza as atividades de exploração do ouro, um projeto que contempla aumentar as reservas internacionais do país, assim como combater o contrabando do mineral e a degradação ambiental.

A nova lei "reserva ao Estado as atividades de exploração do ouro, assim como as ligadas a esta", disse o presidente ao assinar o decreto durante um conselho de ministros transmitido por todas as rádios e emissoras venezuelanas.

Chávez declarou que a medida ajudará a impulsionar a produção, fortalecer o controle do Estado sobre o setor e proteger a economia do país em meio à crise financeira mundial.

"Com o objetivo de continuar dando força à independência nacional, à independência econômica (...) assino este decreto nacionalizando o ouro", completou o presidente, que em dezembro de 2010 foi habilitado com poderes especiais para legislar sem passar pelo Parlamento.

O presidente indicou que será iniciado um processo de negociação com as companhias e as concessões serão revisadas. Completou que as grandes empresas de mineração receberão incentivos de acordo com a quantidade de ouro explorado.

"As pequenas mineradoras agora deverão migrar, assim como as grandes mineradoras, para a forma de empresas mistas com maioria estatal", afirmou Chávez.

Atulamente, a companhia russa Rusoro explora uma jazida de ouro no estado de Bolívar (sul) e a cubana Geominsal realiza a avaliação de reservas, ambas em associação com a estatal Minerven.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezOuroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia