Mundo

Chávez liga para cumprimentar Putin por vitória eleitoral

No domingo à noite, Chávez já havia comemorado a eleição de Putin, que já foi presidente entre 2000 e 2008, desejando a ele "o maior dos êxitos"

Chávez ressaltou que chega à reunião do Mercosul 'com a vontade de seguir contribuindo com seu modesto esforço pela integração' (Juan Barreto/AFP)

Chávez ressaltou que chega à reunião do Mercosul 'com a vontade de seguir contribuindo com seu modesto esforço pela integração' (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2012 às 22h42.

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ligou nesta segunda-feira para o presidente russo, Vladimir Putin, para cumprimentá-lo por sua "ampla e contundente" vitória nas eleições de domingo, pleito que a oposição classificou de "farsa".

Chávez "conversou por telefone com Vladimir Putin, presidente eleito da Federação Russa, durante a qual o felicitou por sua ampla e contundente vitória nas eleições de domingo", afirmou um comunicado da chancelaria.

"Os dois líderes ratificaram a aliança estratégica entre Rússia e Venezuela e a vontade de avançar na agenda de cooperação bilateral", completou a nota.

No domingo à noite, Chávez já havia comemorado a eleição de Putin, que já foi presidente entre 2000 e 2008, desejando a ele "o maior dos êxitos".

Segundo a nota, Putin também interessou-se pela saúde de Chávez, que convalesce em Cuba da cirurgia de um segundo tumor maligno que cresceu na mesma região onde um câncer foi detectado em junho de 2011.

A Comissão Eleitoral russa informou que Putin venceu as eleições presidenciais com 63,60% dos votos.

Nesta segunda-feira, centenas de manifestantes e vários líderes da oposição russa foram presos em manifestações de protesto pela vitória de Putin nas eleições.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuelaVladimir Putin

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'