Mundo

Chávez lidera em pesquisa de intenção de voto

O presidente Hugo Chávez tem 46,1% das intenções de voto, 15,3 pontos porcentuais à frente de que seu opositor, Henrique Capriles

Inicialmente, a Celac estava marcada para julho, mas foi adiada devido ao estado de saúde de Chávez, que desde maio se submete a tratamento para cura do câncer (Juan Barreto/AFP)

Inicialmente, a Celac estava marcada para julho, mas foi adiada devido ao estado de saúde de Chávez, que desde maio se submete a tratamento para cura do câncer (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 22h00.

Caracas - Levantamento feito pela Datanalisis, respeitada empresa de pesquisas de Caracas, mostra que o presidente Hugo Chávez tem 46,1% das intenções de voto, 15,3 pontos porcentuais à frente de que seu opositor, Henrique Capriles, menos de três meses antes das eleições presidenciais.

Segundo a pesquisa, realizada entre 14 e 23 de junho com 1.300 pessoas, Capriles tem 30,8% das intenções de voto. O levantamento tem margem de erro de 2,72 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Luis Vicente León, da Datanálisis, disse que a vantagem de Chávez não é irreversível, já que a campanha eleitoral está apenas começando. Ele lembrou também que há uma grande quantidade de indecisos, 23% em junho (eram 28,7% em maio) e que esses eleitores podem definir quem será o próximo presidente do país. Além disso, 55,4% dos indecisos disseram que tendem a votar em Capriles.

Chávez, que tenta seu terceiro mandato, conseguiu manter a aprovação a seu governo por volta dos 60%, mostra a pesquisa. Embora a campanha eleitoral tenha começado formalmente em 1º de julho, Capriles, de 40 anos, está percorrendo o país desde março, quando foi escolhido o candidato da oposição nas primárias de 12 de fevereiro. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô