Mundo

Chávez garante que está 'saudável'

"Sinto meu corpo saudável e agradeço a Deus, a todos vocês e à ciência médica, também sinto minha alma renascida, curada", disse Chávez em um telefonema transmitido pela TV

Hugo Chávez, que nos últimos dias não apareceu em público, garantiu que está "saudável" e que a quimioterapia contra o câncer não lhe causa efeitos colaterais. (©AFP / Juan Barreto)

Hugo Chávez, que nos últimos dias não apareceu em público, garantiu que está "saudável" e que a quimioterapia contra o câncer não lhe causa efeitos colaterais. (©AFP / Juan Barreto)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2011 às 16h31.

CARACAS (AFP) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que nos últimos dias não apareceu em público, provocando boatos sobre seu estado de saúde, garantiu neste domingo que está "saudável" e que a quimioterapia contra o câncer não lhe causa efeitos colaterais.

"Sinto meu corpo saudável e agradeço a Deus, a todos vocês e à ciência médica, além do meu corpo, também sinto minha alma renascida, curada", disse Chávez em um telefonema durante um ato presidido pela ministra da Juventude, Maripili Hernández, transmitido pelo canal estatal VTV.

"Estou em tratamento, com medicamentos, mas todos os sinais vitais permanecem bem, evoluindo positivamente (...). Por sorte, o tratamento de quimioterapia não afetou nenhum órgão, não teve efeitos colaterais".

Chávez não aparece em público desde que voltou à Venezuela, na quinta-feira passada, após concluir o quarto ciclo de quimioterapia em Cuba, e também não enviou mensagens pelo Twitter, onde tem milhões de seguidores.

O silêncio de Chávez deu origem a boatos sobre o agravamento de seu estado de saúde, que aumentaram com a decisão do presidente de cancelar seu encontro com o líder iraniano, Mahmmud Ahmadinejad, previsto para o sábado.

Chávez, que não permite que outros divulguem informações sobre seu estado de saúde, planeja concorrer à reeleição em 7 de outubro de 2012, para um terceiro mandato de seis anos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana