Apoiador de Hugo Chávez em cerimonia em Caracas: venezuelano sofreu uma hemorragia inesperada após a operação de seis horas (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
Da Redação
Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 07h40.
Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está consciente que sua condição é complicada após ter passado por uma quarta operação contra o câncer em Cuba, disse o vice-presidente Nicolás Maduro na terça-feira, enquanto o país busca pistas sobre a saúde do líder socialista.
Maduro disse que estava voltando para a Venezuela depois de passar vários dias ao lado de Chávez e membros da família do presidente em Cuba. O retorno pode ajudar a silenciar rumores de que sua visita era um sinal de que Chávez estava perto da morte.
"Durante esses dias, eu pude vê-lo duas vezes e falar com ele", disse Maduro durante uma entrevista em Havana com a emissora regional de televisão Telesur. "Ele está completamente consciente da complexidade de seu estado pós-operatório e nos pediu expressamente manter o povo informado." Maduro, que Chávez designou no mês passado como seu eventual sucessor, disse que o presidente havia agarrado sua mão "com imensa força" enquanto eles falavam, e perguntou-lhe sobre o estado da economia e a posse dos governadores recém-eleitos.
"Depois de ficar em Havana para acompanhar os membros da família, estamos voltando a Caracas amanhã (2 de janeiro) para continuar o nosso trabalho", disse Maduro, que visitou Chávez com sua esposa, a procuradora-geral Cilia Flores.
Chávez sofreu uma hemorragia inesperada após a operação de seis horas a qual foi submetido na região pélvica em 11 de dezembro, e depois enfrentou uma infecção respiratória.
No domingo, Maduro disse que o Chávez, de 58 anos, estava sofrendo uma terceira leva de complicações, como resultado do problema respiratório.
Chávez nunca disse qual o tipo de câncer que enfrenta.