Mundo

Chávez envia carta de apoio à cúpula América do Sul-África

"Lamento (...), do mais profundo de meu ser, não poder estar presente fisicamente com vocês", afirmou o líder venezuelano

O chanceler venezuelano, Elías Jaua (©afp.com / Leo Ramírez)

O chanceler venezuelano, Elías Jaua (©afp.com / Leo Ramírez)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 18h56.

Malabo - O chanceler venezuelano, Elías Jaua, leu nesta sexta-feira, em Malabo, uma carta do presidente Hugo Chávez de apoio à terceira cúpula América do Sul-África (ASA), que reunia nesta sexta-feira cerca de 30 chefes de Estado de ambos os continentes.

"Lamento (...), do mais profundo de meu ser, não poder estar presente fisicamente com vocês, e reiterar-lhes uma vez mais, em um sincero e eterno abraço, meu mais irrevogável compromisso com a causa da união de nossos povos", explica o presidente.

Na carta, o governante também transmite seu "amor por estes continentes que são mais do que irmãos".

Também rejeita "as múltiplas intervenções e ataques das potências do Ocidente", que, segundo ele, o continente sofreu nos últimos anos.

Chávez, que se encontra hospitalizado em Caracas, pediu para aprofundar a "cooperação Sul-Sul" e insistiu para que os países de ambos os continentes "não percam a oportunidade (...) de unificar nossas capacidades para converter nossas nações em um autêntico pólo de poder".

Em 2006, a América do Sul e a África criaram esta aliança para incentivar a cooperação e o desenvolvimento. A primeira cúpula foi realizada nesse mesmo ano, na Nigéria, e em 2009 aconteceu a segunda na Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado

Novas tarifas sobre Canadá, China e México poderão gerar alta de 1,2% nos preços nos EUA

Detentos brasileiros tentam sair de presídio no Paraguai com documento falso