Mundo

Chávez diz que oposição prepara conspiração para tirá-lo do poder

Presidente declarou ao canal estatal VTV que a oposição havia enviado uma carta ao Congresso dos Estados Unidos reivindicando fundos para apoiar a transição na Venezuela

Hugo Chavez raspou o cabelo devido ao tratamento contra o câncer (AFP/presidencia)

Hugo Chavez raspou o cabelo devido ao tratamento contra o câncer (AFP/presidencia)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 18h03.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo que seus opositores trabalham para conseguir uma intervenção internacional que o tire do Governo.

"Estão preparando o cenário para tentar produzir uma intervenção internacional na Venezuela e isso deve ser denunciado agora. E a MUS é a responsável", disse Chávez, que chama o partido opositor Mesa da Unidade Democrática (MUD) de "Mesa dos United States" ou "MUS".

O presidente declarou por telefone ao canal estatal "VTV" que a oposição havia enviado uma carta ao Congresso dos Estados Unidos reivindicando fundos para apoiar "a transição na Venezuela".

Chávez pediu uma investigação jurídica e política por considerar o fato "uma violação à Constituição nacional" e acrescentou que a oposição também se dirigiu "a um dos partidos mais fascistas da Europa" pedindo abertamente seu apoio, mas não especificou a qual país ou partido se referia.

A oposição, segundo o presidente, está criando "um ambiente" para dizer que o Governo não reconhecerá sua derrota nas próximas eleições presidenciais e, por essa via, "incendiar o país" e pedir a intervenção internacional "como aconteceu com outros países".

Chávez anunciou que tinha provas obtidas pelos serviços de inteligência do ressurgimento de um grupo de oficiais e militares aposentados que "saíram de novo" para participar desta suposta conspiração e pediu a seus seguidores que fizessem "sua parte" e denunciem aqueles que queiram desestabilizar o país.

"Nunca mais ganharão eleições presidenciais, (os opositores) estão orgânica, política, moral e historicamente inabilitados para ganhar as eleições presidenciais", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país