Mundo

"Chávez deve ter influenciado dos céus escolha papal"

"Alguma coisa influenciou para que fosse escolhido um papa sul-americano, alguma mão nova chegou e Cristo lhe disse: chegou a agora da América do Sul", disse Maduro


	Maduro: "a qualquer momento convocará uma constituinte no céu para mudar a Igreja no mundo e que seja o povo, o puro povo de Cristo que governe o mundo", causando risada entre presentes
 (Leo Ramirez/AFP)

Maduro: "a qualquer momento convocará uma constituinte no céu para mudar a Igreja no mundo e que seja o povo, o puro povo de Cristo que governe o mundo", causando risada entre presentes (Leo Ramirez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 21h51.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deve ter influenciado dos céus para que, nesta quarta-feira, fosse eleito pela primeira vez na História um Papa latino-americano, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, disse, em tom jocoso, o presidente encarregado, Nicolás Maduro.

"Nós sabemos que nosso comandante ascendeu até essas alturas (o céu), está frente a frente com Cristo. Alguma coisa influenciou para que fosse escolhido um Papa sul-americano, alguma mão nova chegou e Cristo lhe disse: chegou a agora da América do Sul. Assim acreditamos", disse Maduro durante um ato transmitido pela televisão oficial.

"A qualquer momento (Chávez) convocará uma constituinte no céu para mudar a Igreja no mundo e que seja o povo, o puro povo de Cristo que governe o mundo", acrescentou Maduro, causando risada entre os presentes no ato.

Chávez, que faleceu no dia 5 de março após lutar contra um câncer durante quase dois anos, assumiu o poder pela primeira vez em 1998 e convocou uma Assembleia Constituinte que redigiu a Carta Magna de 1999. Na América Latina impulsionou com afinco a integração regional.

Depois de anunciado o novo Papa, Bergoglio saudou da sacada da Basílica de São Pedro a multidão de fiéis que o ovacionava.

O agora papa Francisco I havia sido, em 2005, um dos grandes favoritos no conclave que na ocasião elegeu Bento XVI.

Acompanhe tudo sobre:Hugo ChávezJorge Mario BergoglioNicolás MaduroPapa FranciscoPapasPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia