Hugo Chávez: "Acreditem: tive uma agradável conversa telefônica com Henrique Capriles! Convidei (a oposição) à União Nacional, respeitando nossas diferenças!", afirmou (Juan Barreto/AFP)
Da Redação
Publicado em 8 de outubro de 2012 às 20h07.
Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira que teve uma "agradável conversa telefônica" com seu rival nas eleições do último domingo, Henrique Capriles, e garantiu que convidou a oposição para o diálogo "respeitando" as diferenças.
"Acreditem: tive uma agradável conversa telefônica com Henrique Capriles! Convidei (a oposição) à União Nacional, respeitando nossas diferenças!", afirmou por meio da sua conta no Twitter Chávez, que ontem conseguiu seu quarto mandato para governar o país até 2019.
No domingo, 55,5% dos venezuelanos votaram pela continuação do projeto socialista do atual presidente, que pode chegar aos 20 anos no poder, embora a oposição tenha encurtado as distâncias e obteve 44,39% dos votos.
Ao reconhecer sua derrota, Capriles pediu diante de seus seguidores e jornalistas que "aqueles que hoje estão no poder" tenham "respeito, consideração e reconhecimento com a quase metade do país que não esta de acordo com este governo".
Nesta segunda-feira, o primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e titular da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, destacou em entrevista coletiva o reconhecimento dos resultados do pleito pela oposição.
Segundo o tribunal eleitoral, Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, ganhou sua terceira reeleição com 7.963.061 votos (55,5%), frente aos 6.426.286 de Capriles (44,39%), ex-governador e advogado de 40 anos.