Mundo

Chávez convida oposição para diálogo

No domingo, 55,5% dos venezuelanos votaram pela continuação do projeto socialista do atual presidente, que pode chegar aos 20 anos no poder


	Hugo Chávez: "Acreditem: tive uma agradável conversa telefônica com Henrique Capriles! Convidei (a oposição) à União Nacional, respeitando nossas diferenças!", afirmou 
 (Juan Barreto/AFP)

Hugo Chávez: "Acreditem: tive uma agradável conversa telefônica com Henrique Capriles! Convidei (a oposição) à União Nacional, respeitando nossas diferenças!", afirmou  (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 20h07.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira que teve uma "agradável conversa telefônica" com seu rival nas eleições do último domingo, Henrique Capriles, e garantiu que convidou a oposição para o diálogo "respeitando" as diferenças.

"Acreditem: tive uma agradável conversa telefônica com Henrique Capriles! Convidei (a oposição) à União Nacional, respeitando nossas diferenças!", afirmou por meio da sua conta no Twitter Chávez, que ontem conseguiu seu quarto mandato para governar o país até 2019.

No domingo, 55,5% dos venezuelanos votaram pela continuação do projeto socialista do atual presidente, que pode chegar aos 20 anos no poder, embora a oposição tenha encurtado as distâncias e obteve 44,39% dos votos.

Ao reconhecer sua derrota, Capriles pediu diante de seus seguidores e jornalistas que "aqueles que hoje estão no poder" tenham "respeito, consideração e reconhecimento com a quase metade do país que não esta de acordo com este governo".

Nesta segunda-feira, o primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e titular da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, destacou em entrevista coletiva o reconhecimento dos resultados do pleito pela oposição.

Segundo o tribunal eleitoral, Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, ganhou sua terceira reeleição com 7.963.061 votos (55,5%), frente aos 6.426.286 de Capriles (44,39%), ex-governador e advogado de 40 anos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHenrique CaprilesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'