Mundo

Chávez confirma participação na cúpula do Mercosul

O líder afirmou que o Mercosul foi o ''centro das conversas'' de um encontro que contou, além de Patriota, com a presença do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 21h03.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta quinta-feira que participará da cúpula presidencial do Mercosul, marcada para o dia 7 de dezembro, em Brasília, e disse que seu país está acelerando o passo para poder atuar com todo seu potencial no bloco.

''O chanceler (Antônio) Patriota me trouxe o convite para participar da cúpula em Brasília. Com a ajuda de Deus estaremos lá, será a cúpula de presidentes e presidentas do Mercosul'', disse Chávez na sede do governo.

O líder afirmou que o Mercosul foi o ''centro das conversas'' de um encontro que contou, além de Patriota, com a presença do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e do ministro da Indústria do Brasil, Alessandro Teixeira.

''Estamos empenhados para que em 7 de dezembro tenhamos já o acordo sobre a Tarifa Externa Comum'', acrescentou Chávez, que em 7 de outubro conseguiu sua terceira reeleição consecutiva para presidente da Venezuela.

O país se integrou como membro pleno do Mercosul em 31 de julho após o Paraguai ser suspenso do bloco após a destituição de Fernando Lugo.

''Tenho certeza que dentro de poucos meses, tomara que seja assim, ocorrerá o reingresso da república irmã do Paraguai, quando retornar a democracia ao Paraguai'', afirmou Chávez em referência as eleições gerais paraguaias de abril de 2013.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticaHugo ChávezMercosul

Mais de Mundo

EUA devem lançar nova fase de operações na Venezuela nos próximos dias, diz agência

Companhias aéreas cancelam voos para Venezuela após alerta dos EUA

Zelensky diz que crimes da Rússia não podem ser perdoados, antes de reuniões para acordo de paz

Alemanha confirma reunião de UE, EUA e Ucrânia para acordo de paz