Mundo

Chávez anuncia visita ao Brasil em março

Presidente venezuelano quer encontrar Dilma para seguir com reuniões bilaterais iniciadas na época de Lula

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 05h44.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira que 'no fim de março' visitará a líder do Brasil, Dilma Rousseff, para prosseguir com as reuniões bilaterais trimestrais estipuladas com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Chávez fez este anúncio ao receber em seu escritório o vice-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Alexandre Teixeira.

O presidente venezuelano anunciou no último fim de semana que no próximo sábado se reuniria com Dilma e Lula no Brasil para discutir, entre outros temas, a denominada cúpula dos líderes que venceram o câncer.

Sem aludir a isso, Chávez disse nesta quarta-feira que analisou com o vice-ministro brasileiro a 'nova agenda estratégica' que discutirá com Dilma.

Trata-se, destacou, de projetos de 'todo tipo', a começar por dinamizar 'a equação energética financeira' baseada no petróleo venezuelano e em seu refinamento no Brasil.

Chávez acrescentou que serão debatidos os 'temas agrícola, petroquímico e industrial e a questão da infraestrutura de integração terrestre, marítima, aérea e fluvial'.

Segundo o líder venezuelano, a união entre Brasil e Venezuela tem muito a fornecer 'como mecanismo dinamizador à União Sul-Americana, à Unasul, essa nossa grande pátria, zona de paz, de democracia, de harmônica irmandade e desenvolvimento'.

Em resposta à única pergunta que aceitou responder às portas do palácio presidencial, Chávez usou um mapa para detalhar alguns dos 'polos de desenvolvimento' que os dois países devem construir.

Entre os principais, o presidente nomeou os que buscam unir por ferrovia o norte da Venezuela ao centro do Brasil, e também outros fluviais pelos rios Orinoco, Negro e Amazonas.

'Falamos também do projeto de integração aérea e quão importante é avançar no convênio que assinamos para que a Venezuela adquira 20 aviões da Embraer', acrescentou Chávez..

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffDiplomaciaHugo ChávezPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVenezuela

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA