Mundo

Chávez anuncia viagem ao Brasil para adesão da Venezuela ao Mercosul

Presidente afirmou que ainda que está definindo os detalhes e trabalhado para a entrada do país no Mercosul

Chávez: "Em 30 de julho terei que ir, certamente, como não ir, ao ato especial no qual se formalizará o ingresso pleno da Venezuela no Mercosul" (Juan Barreto/AFP)

Chávez: "Em 30 de julho terei que ir, certamente, como não ir, ao ato especial no qual se formalizará o ingresso pleno da Venezuela no Mercosul" (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 11h21.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou na noite de domingo que viajará ao Brasil em 30 de julho para assistir no dia seguinte ao ato formalizará a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul.

"Em 30 de julho terei que ir, certamente, como não ir, ao ato especial no qual se formalizará o ingresso pleno da Venezuela no Mercosul", disse Chávez, durante uma cerimônia de formação de militares exibida ao vivo pelo canal estatal VTV.

Chávez disse ainda que está definindo os detalhes e "trabalhado para a entrada da Venezuela no Mercosul".

Há pouco mais de uma semana, na reunião de cúpula do Mercosul em Mendoza (Argentina), os presidentes dos países que integram o bloco aceitaram a Venezuela como membro pleno do grupo e convocaram uma reunião para 31 de julho no Rio de Janeiro para concretizar a adesão de Caracas.

A decisão foi tomada pelo bloco após a suspensão do Paraguai na mesma reunião, decidida em função da destituição do presidente Fernando Lugo em 22 de junho. O Parlamento paraguaio bloqueava desde 2006 a adesão da Venezuela.

Também no domingo, o presidente da Venezuela afirmou que a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos "está operando na Venezuela" para buscar militares "descontentes" que queriam pronunciar-se contra seu governo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezMercosulPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente