Mundo

Chávez alfineta Uribe e louva atual governo colombiano

Chávez disse que relação com a Colômbia de Uribe foi um "grave dano"

'Felizmente o atual governo da Colômbia tomou outro rumo', disse o governante venezuelano (Juan Barreto/AFP)

'Felizmente o atual governo da Colômbia tomou outro rumo', disse o governante venezuelano (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2011 às 16h47.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou na sexta-feira que as relações bilaterais com a Colômbia continuarão se recuperando do que chamou de 'grave dano' causado pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.

Em entrevista por telefone à emissora de televisão estatal 'VTV', o líder venezuelano disse que o governo Uribe 'quase provocou uma guerra com o Equador e também com a Venezuela', além de se distanciar 'de maneira abismal da América do Sul'.

Chávez acusou Uribe - que governou a Colômbia entre 2002 e 2010 - de violar o direito internacional e ignorar 'a ética, o respeito e a soberania das nações'.

'Felizmente o atual governo da Colômbia tomou outro rumo. É preciso observá-lo com atenção e dar as boas-vindas a essa orientação para com a América do Sul', enfatizou o chefe de Estado venezuelano.

Na quinta-feira, Álvaro Uribe sugeriu à oposição venezuelana que elaborasse um manifesto de protesto ao presidente Santos pela postura amistosa com Chávez.

A sugestão do ex-líder da Colômbia aparece em gravações de áudio divulgadas pelo informativo 'CM&', transmitido pela televisão pública colombiana. O áudio corresponde a um encontro que Uribe teve em Bogotá com políticos da oposição venezuelana envolvidos nas eleições primárias de fevereiro do ano que vem.

Santos irá à Venezuela na próxima segunda-feira, em uma visita oficial prévia à cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que será realizada em Caracas nos dias 2 e 3 de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia