Mundo

Chávez afirma que não há país mais democrático que a Venezuela

Em entrevista à rede britânica BBC, o presidente venezuelano rebateu críticas e disse que está construindo um ´socialismo democrático`

Hugo Chavéz, presidente da Venezuela, disse que é um democrata e que não há ditadura no seu país.  (AFP)

Hugo Chavéz, presidente da Venezuela, disse que é um democrata e que não há ditadura no seu país. (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2010 às 07h11.

Londres - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, defende em entrevista o sistema político de seu país, e afirma que "não há país mais democrático que a Venezuela", apesar das críticas que recebe de pessoas que asseguram que construiu uma ditadura.

Em umas declarações divulgadas nesta terça-feira pelos canais britânicos "BBC World News" e "BBC Mundo", Chávez aborda um amplo leque de temas, desde suas relações com Irã e EUA, até a independência do Poder Judiciário, defendendo com veemência seu modelo.

"Aqui não há ditadura. Eu fui eleito três vezes. E quando os ricos me tiraram por um golpe de Estado, o povo voltou a me trazer. Sou um democrata. Tenho a legitimidade que me foi dada pela maioria do povo. O socialismo democrático", afirma, quando pergunta se a Venezuela tem uma democracia autêntica.

Chávez assegura que há independência judicial e argumenta que o encarceramento de María Afiuini, ex-juíza que está presa por libertar um homem que Chávez considerava corrupto, é "um caso onde atuou um poder absolutamente autônomo, um Poder Judiciário que condenou uma ex-magistrada",

"Aqui há ex-ministros em prisão condenados por corrupção, há funcionários condenados por corrupção em prisão, há grandes empresários em prisão condenados por corrupção. Aqui há uma luta contra a corrupção e poderes que estão funcionando e que nunca antes funcionaram como hoje", garante.

Leia mais notícias sobre a Venezuela

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha