Mundo

Chávez admite que a saúde afetou sua campanha pela reeleição

"Eu confesso que Hugo Chávez Frías fez 10% dos que sem a radioterapia sempre fez ou teria feito ante uma campanha eleitoral", afirmou

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2012 às 11h26.

O presidente venezuelano Hugo Chávez, diagnosticado com um câncer em 2011, admitiu que a saúde afetou seu desempenho na campanha para conseguir sua reeleição, apesar de, em julho passado, ter declarado que superou totamente a enfermidade.

"Eu confesso que Hugo Chávez Frías fez 10% dos que sem a radioterapia sempre fez ou teria feito ante uma campanha eleitoral", afirmou, durante um conselho de ministros na sede do Governo transmitido pelo canal oficial VTV.

"Na verdade, fui boxear com a mão e uma perna amarradas, pulando só num pé", acrescentou, insistindo, no entanto, que se encontra "totalmente livre do câncer".

O presidente, reeleito em 7 de outubro com 55% dos votos frente ao opositor Henrique Capriles, que obteve 44%, observou que nenhum analista político falou de suas óbvias limitações físicas exibidas durante a campanha.

Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, confessou que, devido a um mal-estar sentido num comício em Caracas, chegou a pedir ao vice-presidente e também chanceler Nicolás Maduro que o tirasse do caminhão a bordo do qual fez todos seus comícios.

Apesar de destacar que não pretende desmerecer o resultado da oposição, disse que se estivesse em condições plenas de saúde, teria vencido a disputa com uma diferença maior de pontos.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaVenezuelaHugo Chávez

Mais de Mundo

G7 vai manter 'pressão econômica' até que Rússia acabe com guerra na Ucrânia

Trump sugere que americanos possam gostar de 'um ditador' e afirma: 'Eu não sou'

Apenas 48 horas antes de tarifas entrarem em vigor, Modi diz que suportará pressão dos EUA

Venezuela anuncia envio de 15 mil homens para 2 estados na fronteira com a Colômbia