Mundo

Chávez admite que a saúde afetou sua campanha pela reeleição

"Eu confesso que Hugo Chávez Frías fez 10% dos que sem a radioterapia sempre fez ou teria feito ante uma campanha eleitoral", afirmou

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2012 às 11h26.

O presidente venezuelano Hugo Chávez, diagnosticado com um câncer em 2011, admitiu que a saúde afetou seu desempenho na campanha para conseguir sua reeleição, apesar de, em julho passado, ter declarado que superou totamente a enfermidade.

"Eu confesso que Hugo Chávez Frías fez 10% dos que sem a radioterapia sempre fez ou teria feito ante uma campanha eleitoral", afirmou, durante um conselho de ministros na sede do Governo transmitido pelo canal oficial VTV.

"Na verdade, fui boxear com a mão e uma perna amarradas, pulando só num pé", acrescentou, insistindo, no entanto, que se encontra "totalmente livre do câncer".

O presidente, reeleito em 7 de outubro com 55% dos votos frente ao opositor Henrique Capriles, que obteve 44%, observou que nenhum analista político falou de suas óbvias limitações físicas exibidas durante a campanha.

Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, confessou que, devido a um mal-estar sentido num comício em Caracas, chegou a pedir ao vice-presidente e também chanceler Nicolás Maduro que o tirasse do caminhão a bordo do qual fez todos seus comícios.

Apesar de destacar que não pretende desmerecer o resultado da oposição, disse que se estivesse em condições plenas de saúde, teria vencido a disputa com uma diferença maior de pontos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'