Mundo

Chanceler peruana renuncia após polêmica por reunião frustrada entre Boluarte e Biden

Parlamentares culpam a ex-ministra por tê-los enganado para conseguir a autorização do Parlamento para a viagem do presidente

A presidente do Peru, Dina Boluarte, en Washington em 2 de novembro de 2023 (Agence France-Presse/AFP)

A presidente do Peru, Dina Boluarte, en Washington em 2 de novembro de 2023 (Agence France-Presse/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de novembro de 2023 às 20h45.

A ministra das Relações Exteriores do Peru, Ana Cecilia Gervasi, apresentou sua renúncia nesta segunda-feira, 6, às vésperas de comparecer no Congresso para explicar por que a presidente Dina Boluarte não se encontrou em Washington na semana passada com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como era esperado.

Parlamentares, tanto da esquerda quanto da direita, culpam a agora ex-ministra por tê-los enganado para conseguir a autorização do Parlamento para a viagem de Boluarte, alegando que ela teria uma reunião protocolar com Biden sobre assuntos bilaterais.

O presidente americano recebeu em seu gabinete na Casa Branca seus colegas da República Dominicana, Luis Abinader, e do Chile, Gabriel Boric, mas não Boluarte.

Não se sabe se ele conversou a sós com a presidente peruana durante a Cúpula da Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas (Apep), realizada na sexta-feira em Washington, onde Biden dialogou informalmente com vários líderes.

Fotos publicadas pelo governo peruano mostram a presidente conversando com Biden em um corredor da Casa Branca.

Desde o retorno de Boluarte dos Estados Unidos no sábado, havia rumores sobre a possível demissão de Gervasi, que fazia parte de seu governo desde o início, em 7 de dezembro de 2022.

Gervasi apresentou sua renúncia nesta segunda-feira em uma carta enviada à Presidência, que ainda não anunciou seu substituto.

Diante das críticas, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que havia negociado com o Departamento de Estado americano uma reunião bilateral com Biden, mas "ela não ocorreu nos moldes que caracterizam as reuniões bilaterais (...) porque o tempo foi insuficiente".

O subsecretário de Estado americano, Brian Nichols, minimizou o assunto no sábado, indicando que Biden e Boluarte "conversaram sobre temas bilaterais", mas admitiu que não houve uma reunião formal no Salão Oval, em uma entrevista para a rádio peruana RPP.

Acompanhe tudo sobre:Peru

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia