Mundo

Chanceler mexicano diz que pagar por muro "é inegociável"

Videgaray estava na Casa Branca para preparar a visita do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a Washington

Luis Videgaray: Trump planeja cobrar uma sobretaxa de 20% sobre as importações do México para financiar o muro (Ginnette Riquelme/Reuters)

Luis Videgaray: Trump planeja cobrar uma sobretaxa de 20% sobre as importações do México para financiar o muro (Ginnette Riquelme/Reuters)

A

AFP

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 10h20.

O ministro mexicano das Relações Exteriores, Luis Videgaray, afirmou na noite desta quinta-feira que seu país está disposto a dialogar para ter boas relações com os Estados Unidos, mas destacou que pagar pelo muro na fronteira comum é "inegociável".

"Há coisas que são inegociáveis, coisas que não podem ser negociadas. O fato que se apresenta sobre o México pagar pelo muro é algo simplesmente inegociável", disse Videgaray durante entrevista coletiva na embaixada mexicana em Washington.

Videgaray estava nesta quinta-feira na Casa Branca para preparar a visita do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a Washington, quando sua equipe recebeu a informação sobre um tuíte do presidente americano, Donald Trump, sugerindo que ele não deveria vir caso o México não se dispusesse a pagar pelo muro.

"Reconhecemos que é o princípio de uma nova relação com o presidente Trump e com seu governo. Reconhecemos que, como já disse o presidente Peña Nieto, estamos dispostos a negociar. Temos prioridades e objetivos claros", declarou o chefe da diplomacia mexicana.

Até o momento da divulgação do ultimato de Trump, as conversas mantidas entre as duas equipes vinham sendo "altamente profissionais e alentadoras", destacou Videgaray.

"Qualifico tais reuniões como destacadas. Encontramos uma vontade de trabalho na equipe (americana) e de colaboração que foi muito alentadora".

No final da tarde desta quinta-feira, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, informou que Trump planeja cobrar uma sobretaxa de 20% sobre as importações do México para financiar o muro.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpMéxico

Mais de Mundo

Chuvas de monções no Paquistão deixam mais de 350 mortos em 48 horas

Rússia lança 505 ataques em Zaporizhzhya um dia após cúpula Trump-Putin

Recepção calorosa de Trump a Putin preocupa ucranianos em meio à pouca esperança de paz

Eleições na Bolívia: 7,5 milhões de eleitores decidem se hegemonia de esquerda continua