Mundo

Chance de Obama vencer é de quase 92%, diz NYT

Blog FiveThirtyEight prevê 314 votos de colégio eleitoral para Obama – são necessários 270 para vencer

Pessoas votam nos Estados Unidos: para a BlackRock, parece que Romney é o favorito quanto ao voto popular, mas Obama está liderando nos colégios eleitorais (Getty Images)

Pessoas votam nos Estados Unidos: para a BlackRock, parece que Romney é o favorito quanto ao voto popular, mas Obama está liderando nos colégios eleitorais (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 14h19.

São Paulo - O blog FiveThirtyEight, de Nate Silver, do New York Times, indica que as chances de Barack Obama se reeleger são de 91,6%. Nesse cenário, Mitt Romney teria apenas 8,4% de chances de vencer as eleições americanas. O cálculo se baseia nos votos por colégio eleitoral. São necessários 270 votos para vencer as eleições, e Obama teria pouco mais de 314 segundo a pesquisa do blog.

As chances de Romney eram de cerca de 30% há dez dias, segundo Silver. O caso recente mais notável de um candidato que surpreendeu as pesquisas no dia das eleições ocorreu em 1980, segundo Silver, quando Ronald Reagan estava pouco a frente de Jimmy Carter e ganhou de forma esmagadora. 

Para Silver, não há como comparar aquele período com os dias de hoje, tendo em vista que a economia está muito melhor, não há um terceiro candidato na disputa e a aprovação de Obama é de cerca de 50% - comparado a 35% de Carter, naquela época.

Para a BlackRock, parece que Romney é o favorito quanto ao voto popular, mas Obama está liderando nos colégios eleitorais “que são o que realmente conta”, segundo relatório assinado pelo consultor sênior Bob Doll. Mas, nesse cenário, é possível que o resultado das eleições dependa de recontagem de votos (como ocorreu na eleição de George W. Bush). Se isso acontecer, o resultado pode demorar semanas, segundo o relatório.

O instituto Gallup divulgou na tarde de ontem sua última pesquisa antes das eleições. Mitt Romney tinha 49% das intenções de voto, enquanto Barack Obama ficava com 48%. A pesquisa final Politico-George Washington University, realizada no domingo e na segunda-feira com 1.000 eleitores, mostrou Obama e Romney com 47% cada. Os dois candidatos são vistos muito favoravelmente por 38% dos eleitores. 48% veem Obama de forma desfavorável enquanto 47% tem essa visão de Romney. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'