Mundo

Cessar-fogo precisa ser expandido para toda Síria, diz Irã

Estados Unidos, Rússia e Jordânia anunciaram um cessar-fogo e um "acordo de desescalada" para o sudoeste da Síria começando no domingo

Síria: nas negociações de paz de Astana, Rússia, Turquia e Irã tentaram fechar um acordo para criar quatro zonas de desescalada na Síria, sem chegar a um consenso (Rodi Said/Reuters)

Síria: nas negociações de paz de Astana, Rússia, Turquia e Irã tentaram fechar um acordo para criar quatro zonas de desescalada na Síria, sem chegar a um consenso (Rodi Said/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de julho de 2017 às 08h43.

Londres - O cessar-fogo parcial no sudoeste da Síria acordado entre os Estados Unidos e a Rússia precisa ser expandido para todo o território sírio para ser bem-sucedido, disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira.

Estados Unidos, Rússia e Jordânia anunciaram um cessar-fogo e um "acordo de desescalada" para o sudoeste da Síria começando no domingo, após um encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, na cúpula do G20 em Hamburgo.

"O acordo pode ser proveitoso se for expandido para toda a Síria e se incluir toda a área que nós discutimos nas conversas de Astana para desescalar a tensão", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Bahram Qasemi, segundo a agência de notícias Tasnim.

Nas negociações de paz de Astana, Rússia, Turquia e Irã tentaram fechar um acordo para criar quatro zonas de desescalada na Síria, mas não conseguiram chegar a um consenso.

A Rússia e o Irã são os principais aliados internacionais do presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto Washington apoia alguns dos grupos rebeldes que tentam derrubá-lo.

"O Irã está buscando a soberania e segurança da Síria, então um cessar-fogo não pode ser limitado a uma certa localização... Nenhum acordo será bem-sucedido sem levar as realidades no terreno em consideração", disse Qasemi.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuerrasIrã - PaísJordâniaRússiaSíria

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos