Mundo

Cerimônia encerra oficialmente guerra no Iraque

Militares dos Estados Unidos participam de cerimônia em Bagdá que marca o fim da ocupação no país

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 22h34.

São Paulo - Depois de quase nove anos, a bandeira dos Estados Unidos deixa o Iraque. O governo americano encerrou oficialmente a Guerra do Iraque nesta quinta-feira, em uma cerimônia simbólica em Bagdá. A saída dos soldados será finalizada em 31 de dezembro.

Durante a cerimônia, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, afirmou que o conflito colocou o Iraque no caminho da democracia. "O sonho de um Iraque independente e soberano já é uma realidade", disse Panetta a soldados. “Vocês vão embora seguros de que seu sacrifício ajudou o povo iraquiano a derrubar um tirano do poder e a oferecer prosperidade e paz para as gerações futuras.” 

Segundo os últimos dados do Departamento Defesa dos Estados Unidos, os americanos perderam 4.487 militares desde o início da operação no Iraque em 19 de março de 2003.

Do outro lado, todos os números e estimativas de mortes entre iraquianos são questionáveis. A organização Iraq Body Count (IBC) vem tentando levantar os dados analisando relatos da imprensa e comparando com registros de necrotérios. Segundo o IBC ocorreram entre 97.461 e 106.348 mortes entre os iraquianos - incluindo civis - até julho de 2010.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuerrasIraqueOriente MédioPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha