Mundo

Cerca de 2.500 pessoas continuam desaparecidas nas Bahamas após Dorian

Dorian entrará para a história como um dos mais devastadores furacões, onde tocou terra em 1º de setembro com categoria 5 e deixou pelo menos 50 mortos

Furacão Dorian: 4.500 pessoas foram deslocadas das suas casas nas ilhas Abaco e Grande Bahama, as mais devastadas após a passagem do furacão (Dante Carrer/Reuters)

Furacão Dorian: 4.500 pessoas foram deslocadas das suas casas nas ilhas Abaco e Grande Bahama, as mais devastadas após a passagem do furacão (Dante Carrer/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 12 de setembro de 2019 às 11h03.

"Atualmente, cerca de 2.500 pessoas [constam] do registo de desaparecidos" devido furacão Dorian, nas Bahamas, disse o porta-voz da Agência de Gestão de Emergências das Bahamas (NEMA, na sigla inglesa), Carl Smith.

O responsável acrescentou que esta lista não foi comparada com os registos governamentais das pessoas em abrigos ou deslocadas.

Na terça-feira, Carl Smith explicou que 4.500 pessoas foram deslocadas das suas casas nas ilhas Abaco e Grande Bahama, as mais devastadas após a passagem do furacão.

O Dorian entrará para a história como um dos mais devastadores furacões para as Bahamas, onde tocou terra em 1º de setembro com categoria 5, a maior na escala Saffir-Simpson, e deixou pelo menos 50 mortos.

Em conferência de imprensa, o porta-voz da NEMA referiu que a maioria teve de se deslocar para Nassau, a capital deste arquipélago das Caraíbas.

O Dorian, que no último fim de semana deixou mais de 200 mil pessoas sem luz na costa atlântica do Canadá, devastou primeiro o arquipélago das Bahamas, sobre o qual permaneceu por muito tempo, quase imóvel, com chuvas torrenciais.

Segundo o primeiro-ministro do arquipélago, Hubert Minnis, 60% de Marsh Harbour, a principal cidade das Ábaco, ficou destruída.

Os ventos fortes e as águas castanhas e lamacentas destruíram ou danificaram gravemente milhares de casas, incapacitando a atividade de hospitais e deixando muitas pessoas presas em sótãos.

Acompanhe tudo sobre:BahamasDesastres naturais

Mais de Mundo

Eleições em Portugal: país encerra campanha e direita é favorita, segundo pesquisas

Governo Trump avalia reality show em que imigrantes competiriam por cidadania

Irã nega ter recebido proposta por escrito para acordo nuclear com os EUA após alegação de Trump

China critica tarifas unilaterais e pede multilateralismo na reunião da APEC