Mundo

Cerca de 3,8 mi vivem abaixo da linha de pobreza absoluta

Roma - Cerca de 3,8 milhões de italianos, ou 5,2 % da população, vive em situação de pobreza absoluta, revela um relatório sobre o assunto de 2009, publicado nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística de Itália (Istat). O Istat considera a linha da pobreza absoluta qualquer renda abaixo de 983 euros (este ano, 17 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2010 às 11h32.

Roma - Cerca de 3,8 milhões de italianos, ou 5,2 % da população, vive em situação de pobreza absoluta, revela um relatório sobre o assunto de 2009, publicado nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística de Itália (Istat).

O Istat considera a linha da pobreza absoluta qualquer renda abaixo de 983 euros (este ano, 17 euros a menos que em 2008), valor considerado suficiente para cobrir "as despesas mínimas necessárias" para a aquisição de "bens e serviços essenciais para que uma família consiga um padrão de vida minimamente aceitável".

O instituto de pesquisa também mensurou que 10,8 % das famílias - 7,8 milhões de italianos - vivem em situação de pobreza relativa.

Outro dado investigado revelou que os índices de pobreza absoluta aumentaram nas famílias onde a carga de despesas é coberta por uma pessoa empregada (de 5,9 % para 6,9 %), e diminuíram naquelas sustentadas por um chefe de família empreendedor (de 4,5 % para 3 %).

Além disso, a pobreza absoluta é maior em casos de famílias grandes - com três ou mais filhos -, representando 9,4 %; em famílias onde nenhum de seus membros trabalha (33,8 %); e nas quais as despesas são de responsabilidade de uma pessoa em busca de emprego (26,7 %).

Realizado em 2009, o relatório utiliza uma amostra de 23 mil famílias, confirmando que os números se mantiveram estáveis em relação ao ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'