Mundo

CEO da Oracle quer converter ilha no Havaí em laboratório

Terceiro homem mais rico dos Estados Unidos, o empresário Larry Ellison vai transformar a sua pequena ilha havaiana de Lanai em uma oficina para experimentos “verdes”


	Ellison: terceiro homem mais ricos dos EUA sonha com uma ilha movida a energia solar
 (Getty Images)

Ellison: terceiro homem mais ricos dos EUA sonha com uma ilha movida a energia solar (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 17 de outubro de 2012 às 17h39.

São Paulo - O que você faria se tivesse uma ilha para chamar de sua? Larry Ellison, CEO da gigante da informática Oracle e o terceiro homem mais rico dos Estados Unidos já tem tudo planejado. Depois de comprar a ilha de Lanai, no Havaí, pela “bagatela” de 500 milhões de dólares, Ellison quer transformá-la em um laboratório ecológico de tecnologias limpas.

A começar pela energia, 100% renovável. De acordo com o britânico Telegraph, para atingir esse propósito, o multimilionário planeja instalar paineis solares por toda a região. Mas os sonhos verdes de Ellison não se resumem a uma simples ilha totalmente movida pela luz do sol.

Ele deseja ainda transformar a água salgada do mar em água doce potável, própria para suprir o consumo da ilha. A ideia é recorrer à técnica de dessalinização, processo que vem ganhando importância no mundo, especialmente em Israel, diante dos problemas de escassez de água.

Tem mais. Para garantir o suprimento local de alimentos, o CEO da Oracle vai privilegiar a agricultura orgânica na ilha. O empreendedorismo tem lugar garantido aí. “Vamos apoiar os moradores locais no desenvolvimento desses pequenos negócios”, afirmou o empresário ao jornal.

Lanai é a menor ilha habitada e acessível ao público do estado havaiano e desde 1985 pertencia ao bilionário americano David Murdock. Na ponta do lápis, Ellison comprou 98% dos 365 quilômetros quadrados da ilha.

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEnergiaEnergia solarInfraestruturaLarry EllisonMilionáriosOracleSustentabilidadeTecnologia da informaçãoTecnologias limpas

Mais de Mundo

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres