Mundo

Centro dos EUA limita alerta de tsunami para três países

O último boletim do PTWC informou que não se sabe se um tsunami foi gerado, já que o alerta se baseia apenas na avaliação do terremoto


	Vista aérea da fronteira entre Nicaragua e Costa Rica: o alerta de tsunami se limitou à Costa Rica, Nicarágua e Panamá
 (Wikimedia Commons)

Vista aérea da fronteira entre Nicaragua e Costa Rica: o alerta de tsunami se limitou à Costa Rica, Nicarágua e Panamá (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 14h36.

Washington - O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos (PTWC, na sigla em inglês) limitou seu alerta de tsunami para a costa do Panamá, Nicarágua e Costa Rica, e rebaixou o risco de ocorrência do fenômeno de alto para moderado.

Após o tremor no noroeste da Costa Rica, que o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) situou em 7,6 graus na escala Richter, o PTWC emitiu um alerta de tsunami para vários países do litoral pacífico.

Em seguida, o centro retirou o alerta para El Salvador, Honduras, México, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru e manteve apenas para as zonas mais próximas ao epicentro do terremoto.

O último boletim do PTWC informou que não se sabe se um tsunami foi gerado, já que o alerta se baseia apenas na avaliação do terremoto.

"Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a costa próxima do epicentro em questão de minutos, e zonas mais distantes em questão de horas", afirmou o centro.

O USGS situou o terremoto a 40 quilômetros de profundidade, a 10 quilômetros ao nordeste de Hojancha, noroeste da Costa Rica, com uma magnitude de 7,9 graus, depois rebaixada para 7,6.

O Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori) informou, no entanto, que a intensidade do tremor foi de 6,7 graus. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCosta RicaDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)NicaráguaPaíses ricosPanamáTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto