Bomba em Berlim: policiais isolam área em Spandau e iniciam evacuação de cerca de 12.400 pessoas após descoberta de artefato da Segunda Guerra Mundial. (Carsten Koall/Picture Alliance via Getty Images)
Agência de Notícias
Publicado em 19 de setembro de 2025 às 10h39.
Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas no centro de Berlim na madrugada desta sexta-feira após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial no rio Spree, que atravessa a capital alemã, mas já estão retornando, uma vez que a detonação não será necessária.
Um porta-voz da polícia confirmou ao jornal local “Tagesspiegel” que o artefato foi classificado como não perigoso e já foi retirado do rio.
"As pessoas podem voltar para suas casas e lares", disse o porta-voz.
Anteriormente, a polícia havia informado na rede social X que a evacuação de "milhares de moradores afetados na área que cerca a ilha de Fischerinsel" foi concluída às 5h, e que mais de 800 pessoas encontraram refúgio em acomodações de emergência.
"Nossos mergulhadores e especialistas da (divisão de) técnica criminal estão preparando a desativação da bomba neste momento", havia acrescentado a polícia.
De acordo com o Tagesspiegel, a descoberta da bomba durante trabalhos de rotina na tarde de quinta-feira levou as autoridades a tomar a decisão, durante a noite, de evacuar todos os moradores em um raio de 500 metros do local.
Por se tratar de uma área central no coração da capital, a evacuação também afetou um grande número de turistas, que tiveram que passar a noite no abrigo de emergência montado na prefeitura de Berlim Central.
A descoberta de bombas da Segunda Guerra Mundial é comum na Alemanha e, com frequência, dezenas de milhares de moradores precisam ser evacuados para que os especialistas em explosivos possam detoná-las com segurança.