Mundo

Center Norte avisa em comunicado a lojistas que não abrirá esta quarta

Documento nega qualquer risco de explosão na área e diz que direção irá tomar "todas as medidas cabíveis" para manter o shopping aberto

O pedido de investigação dessas áreas, feito ontem formalmente pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, também foi destinado a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (Divulgação/Guia Quatro Rodas)

O pedido de investigação dessas áreas, feito ontem formalmente pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, também foi destinado a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (Divulgação/Guia Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 22h57.

São Paulo - O Shopping Center Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo, divulgou na noite desta terça-feira (4) uma circular aos lojistas informando que não abrirá as portas nesta quarta. A decisão foi divulgada pouco depois de ter sido anunciada a queda da liminar que mantinha o estabelecimento aberto, mesmo com as denúncias de riscos de explosão.

Segundo o comunicado da direção do shopping, a decisão é motivada por questões "exclusivamente processuais". "É importante ressaltar que a decisão judicial não refere a existência de perigo iminente de explosão", diz o documento.

A prefeitura de São Paulo havia interditado o shopping após a constatação da existência de gás metano acima do permitido no subsolo da área onde foi construído, e recorreu da primeira liminar que permitiu que ele continuasse funcionando. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), há risco de explosão no local.

Segundo o comunicado, "o shopping continuará a tomar todas as medidas cabíveis para continuar com suas portas abertas e funcionando regularmente". Leia o texto do documento na íntegra:

Prezados funcionários,

Em virtude de decisão judicial de hoje, 4 de outubro, o Shopping Center Norte não irá abrir nesta quarta0feia, 5/10. O juiz da 7ª vara da Fazenda Pública acatou pedido de reconsideração formulado pela Prefeitura de São Paulo e, por questões exclusivamente processuais, extinguiu o mandado de segurança proposto pelo Shopping Center Norte, cassando a decisão liminar que garantia o seu funcionamento.

É importante ressaltar que a decisão judicial não refere a existência de perigo iminente de explosão. O shopping continuará a tomar todas as medidas cabíveis para continuar com as suas portas abertas e funcionando regularmente.

Nesse sentido, os trabalhos de implantação do sistema de mitigação dos gases tiveram um grande avanço nesses últimos dias, sendo que já se encontram instalados dez drenos (um a mais que o exigido pelo TAC firmado com o Ministério Público). A expectativa é de que o shopping Center Norte conclua a instalação dos drenos antes do prazo estabelecido pelas autoridades competentes.

O Shopping Center Norte continua tomando todas as medidas que garantem a plena segurança e o conforto de seus clientes, lojistas, colaboradores e parceiros, atendendo às determinações das autoridades competentes, entre elas as secretarias municipais de São Paulo, envolvidas no acompanhamento da questão, assim como a Prefeitura Municipal de SP, Cetesb e Secretaria estadual do meio ambiente.

O Shopping Center Norte, inaugurado há 27 anos, oferece cerca de 6 mil empregos diretos e nunca registrou qualquer incidente associado á questão ambiental.

A direção do shopping

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasJustiçaMetrópoles globaissao-pauloseguranca-digitalShopping centers

Mais de Mundo

Milei demite chanceler Diana Mondino após voto a favor de Cuba na ONU

Kamala x Trump: como estão as pesquisas a 6 dias da eleição nos EUA?

Kamala diz que 'discorda' de críticas a eleitores de Trump após Biden relacioná-los a lixo

Greve do transporte contra Milei afeta mais de um milhão de passageiros na Argentina