Mundo

Centenas de libaneses se manifestam em apoio ao povo sírio

Protestos contra o regime de Bashar al-Assad estão sendo violentamente reprimidos pelas forças de segurança do país

Os manifestantes pediram além disso que o Exército libanês proteja os civis nas regiões que fazem fronteira com a Síria (AFP)

Os manifestantes pediram além disso que o Exército libanês proteja os civis nas regiões que fazem fronteira com a Síria (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2012 às 15h42.

Beirute - Centenas de pessoas se manifestaram neste domingo no norte e no leste do Líbano em apoio ao povo sírio, cujos protestos contra o regime de Bashar al-Assad estão sendo violentamente reprimidos pelas forças de segurança do país, informou a imprensa libanesa.

Na cidade de Trípoli, os manifestantes se reuniram para pedir a queda de al Assad e expressar seu apoio aos opositores sírios.

Na região de Wadi Khaled (norte), outra manifestação reuniu centenas de pessoas, que condenaram a morte de três jovens libaneses há dois dias por disparos efetuados pelos soldados sírios do outro lado da fronteira entre os países.

Os manifestantes pediram além disso que o Exército libanês proteja os civis nas regiões que fazem fronteira com a Síria, disseram as fontes.

Também no vale oriental de Bekaa foram realizadas manifestações, nas quais os participantes criticaram a repressão contra a população civil na Síria, que já causou a morte de mais de 5 mil pessoas.

Os manifestantes percorreram as ruas dessas duas localidades levando bandeiras negras em solidariedade com o sofrimento do povo sírio, mas os protestos contra o regime da Síria não foram os únicos que saíram às ruas do Líbano neste domingo.

Próximo a Beirute, dezenas de manifestantes quiseram se reunir diante da Embaixada dos Estados Unidos para celebrar a retirada das tropas americanas do Iraque, embora não tenham conseguido, já que o Exército e a Polícia isolaram o lugar para impedir o acesso e evitar incidentes.

Manifestantes também se reuniram levantando fotos do deposto presidente iraquiano Saddam Hussein e cartazes com palavras de ordem contra os EUA.

Acompanhe tudo sobre:DitaduraOposição políticaPolíticaPolítica no BrasilProtestosSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia