Mundo

Censura não barra comércio, diz regulador da web na China

O sistema de censura online da China protege a segurança nacional e não discrimina empresas estrangeiras, disse o regulador de internet no país


	Cabos de internet: a China tem operado o mecanismo de censura online mais sofisticado do mundo
 (Michael Bocchieri/AFP)

Cabos de internet: a China tem operado o mecanismo de censura online mais sofisticado do mundo (Michael Bocchieri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2016 às 17h03.

Pequim - O sistema de censura online da China protege a segurança nacional e não discrimina empresas estrangeiras, disse o regulador de internet no país, após os Estados Unidos rotularem o bloqueio de sites por Pequim como uma barreira comercial.

O Órgão Representante do Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) escreveu em relatório anual que no último ano a censura da China na Internet piorou, criando uma barreira significativa para empresas estrangeiras e usuários de Internet.

A China tem operado o mecanismo de censura online mais sofisticado do mundo, amplamente conhecido fora do país como "Great Firewall", embora o USTR não tenha classificado como impedimento comercial desde 2013, quando Xi Jinping tornou-se presidente da China. A Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês) disse que a censura online não visa países específicos ou viola seus acordos comerciais.

"O objetivo do sistema de inspeção da Internet é garantir a segurança e o controle de produtos e serviços de tecnologia da informação, salvaguardar a informação de usuários e fortalecer a confiança dos usuários e do mercado", disse o CAC à Reuters. (Por Michael Martina)

Acompanhe tudo sobre:ComércioInternetÁsiaChina

Mais de Mundo

Macron questiona Putin, mas vê avanço em negociações sobre guerra na Ucrânia

Chegada de estudantes com visto nos EUA tem queda de 28% em um ano

Procurado pelos EUA, Maduro convoca 4,5 milhões de 'milicianos' em meio a tensão entre os países

Trump diz que ligou para Putin e articula reunião entre Rússia, EUA e Ucrânia para resolver guerra