Mundo

Cemig avalia participar de leilões de energia em 2010

São Paulo - A Cemig avalia sua participação nos leilões de energia de geração e transmissão a serem realizados em 2010, informou nesta segunda-feira, o diretor de Finanças da estatal mineira, Luiz Fernando Rolla. Ele acrescentou, porém, que a empresa não vai participar do leilão de reserva de energias renováveis, inicialmente previsto para até o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - A Cemig avalia sua participação nos leilões de energia de geração e transmissão a serem realizados em 2010, informou nesta segunda-feira, o diretor de Finanças da estatal mineira, Luiz Fernando Rolla.

Ele acrescentou, porém, que a empresa não vai participar do leilão de reserva de energias renováveis, inicialmente previsto para até o final do primeiro semestre deste ano, mas que deve ser adiado para agosto.

"Vamos estudar quais são os projetos que atendem às nossas necessidades", afirmou o executivo a jornalistas após evento com profissionais de Relações com Investidores na capital paulista.

De acordo com Rolla, ainda é cedo para dizer se a estatal mineira entrará sozinha ou por meio de consórcios nos futuros leilões, como o de transmissão de energia em 11 de junho e os de geração ainda em 2010. "Sempre cogitamos parcerias para leilões... Isso reduz a necessidade de capital."

O executivo disse ainda que a Cemig deve fazer em 2010 uma captação no mercado doméstico de cerca de 600 milhões de reais para alongar a dívida. "O mercado local tem atendido todas as nossas necessidades", afirmou.

Em relação aos vencimentos de dívidas, o executivo comentou que a Cemig está em uma posição "confortável, com pressão só em 2012".

China

Segundo Rolla, a Cemig chegou a fazer uma proposta para compra dos 12 ativos de transmissão de energia da Plena Transmissoras, mas o preço oferecido pela chinesa State Grid foi "muito mais caro". A State Grid levou sete desses ativos por 3,1 bilhões de reais, incluindo dívidas. O restante não foi vendido.

"Não estamos em boa hora de comprar (ativos de energia)", afirmou.

As ações da Cemig fecharam a segunda-feira em alta de 0,19 por cento, a 26,15 reais. O Ibovespa, por sua vez, recuou 0,57 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisLeilões

Mais de Mundo

Tarifas de Trump: veja 3 formas como elas poderão ser aplicadas hoje

Israel anuncia expansão da operação militar em Gaza para tomar 'grandes áreas'

Brasil poderá usar abertura de mercados para negociar tarifas com Trump, diz CNI

Que horas Trump vai anunciar as tarifas? Veja detalhes do anúncio