Mundo

Cem mil norte-coreanos protestam contra Coreia do Sul

Seul - Cem mil pessoas se manifestaram neste domingo na capital norte-coreana de Pyongyang contra a Coreia do Sul, a quem acusaram de atiçar tensões depois do naufrágio de um navio de guerra sul-coreano atribuído ao regime comunista do Norte, segundo a imprensa local. A manifestação aconteceu na praça Kim Il Sung, fundador da Coreia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2010 às 16h39.

Seul - Cem mil pessoas se manifestaram neste domingo na capital norte-coreana de Pyongyang contra a Coreia do Sul, a quem acusaram de atiçar tensões depois do naufrágio de um navio de guerra sul-coreano atribuído ao regime comunista do Norte, segundo a imprensa local.

A manifestação aconteceu na praça Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte e pai do atual líder Kim Jong Il, segundo a rádio e televisão estatais captadas pela agência sul-coreana Yonhap.

No local das manifestações havia cartazes chamando o presidente sul-coreano Lee Myung Bak de traidor.

Choe Yong-Rim, secretário do comitê do Partido dos Trabalhadores coreanos (partido único), pediu que os participantes que se preparasse para fazer frente a um ataque da Coreia do Sul e seu aliado, os Estados Unidos, afirmando que a península está à beira da guerra.

Em 20 de maio, uma comissão investigadora internacional concluiu que a corveta sul-coreana "Cheonan", afundada em 26 de março diante da ilha de Baengnyeong, no Mar Amarelo, foi alvo de um torpedo disparado por um submarino norte-americano.

A Coreia do Norte nega taxativamente estar por trás da tragédia.

Agora, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão buscam o apoio da China para sancionar, ou pelo menos condenar, Pyongyang no Conselho de Segurança da ONU.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do SulEstados Unidos (EUA)JapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Joe Biden deseja sucesso ao papa Leão XIV e que 'Deus o abençoe'

Presidente do Peru agradece Papa Leão XIV por 'mais de 20 anos de serviço' no país

Papa estava de passagem comprada para terceira vinda ao Brasil

Trump quer aumento de impostos para milionários que ganham acima de US$ 2,5 milhões