Mundo

Celular da Apple é perigo à segurança da China, diz mídia

Mídia estatal classificou iPhone como uma ameaça devido à capacidade do smartphone de fazer um registro das localizações dos usuários com data e hora


	iPhone: se dados forem acessados, podem revelar a situação econômica do país, diz pesquisador
 (Flickr.com/MattsMacintosh)

iPhone: se dados forem acessados, podem revelar a situação econômica do país, diz pesquisador (Flickr.com/MattsMacintosh)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 10h20.

Pequim - A mídia estatal chinesa classificou nesta sexta-feira o iPhone da Apple como uma ameaça à segurança nacional devido à capacidade do smartphone de fazer um registro das localizações dos usuários com data e hora. Uma matéria da emissora CCTV criticou a função de "Serviço de Localização" por permitir que usuários sejam rastreados e que informações sobre eles sejam reveladas.

"Estes são dados extremamente sensíveis", disse um pesquisador entrevistado pela emissora. Se os dados forem acessados, podem revelar a situação econômica de todo um país e "até mesmo segredos de Estado", disse o pesquisador.

A Apple não foi encontrada de imediato para comentar.

A Apple tem frequentemente ficado sob os holofotes da mídia estatal chinesa, que acusa a companhia de fornecer dados de usuários para agências de inteligência dos Estados Unidos e pede "punições severas". A companhia também tem sido criticada por atendimento de má qualidade aos consumidores.

A companhia sediada na Califórnia não é a única empresa norte-americana a sofrer a ira da mídia chinesa.

Os serviços do Google sofreram interrupções na China por mais de um mês, e o Centro de Compras do Governo Central proibiu que novos computadores do governo usem o sistema operacional Windows 8 da Microsoft.

Outras empresas norte-americanas de hardware como a Cisco Systems e a IBM sofreram o que analistas e companhias chamaram de "Efeito Snowden", após revelações de espionagem feitas por Edward Snowden, ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:AppleÁsiaCelularesChinaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPhoneseguranca-digitalSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique