Mundo

Católicos opinam sobre como deve ser o novo papa

Diferentemente do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, e dos vaticanistas, os fiéis acreditam que o processo eleitoral para escolha do novo papa será breve


	Fiéis se reúnem na Praça de São Pedro, no Vaticano: os turistas franceses Jean Paul Basienana e Victoire Guiraud estão confiantes em que hoje verão a fumaça brança
 (REUTERS/Eric Gaillard)

Fiéis se reúnem na Praça de São Pedro, no Vaticano: os turistas franceses Jean Paul Basienana e Victoire Guiraud estão confiantes em que hoje verão a fumaça brança (REUTERS/Eric Gaillard)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 11h49.

Vaticano – Os fiéis que visitam a Praça de São Pedro, no Vaticano, fazem sugestões e dão opiniões sobre o perfil do sucessor do papa emérito Bento XVI. Brasileiros e estrangeiros torcem para que o papa promova mudanças na Igreja Católica Apostólica Romana.

Diferentemente do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, e dos vaticanistas (especialistas em temas do Vaticano), os fiéis acreditam que o processo eleitoral será breve.

Os turistas de Belo Horizonte (Minas Gerais) Marcos de Oliveira Pimentel e Zaide Pimentel se disseram emocionados por estar em Roma, no momento em que o conclave começa. Para o casal, o momento histórico e o exemplo de Bento XVI devem guiar os 115 cardeais que se reunirão a partir de hoje (12).

“É um momento histórico e eu me sinto honrada de estar aqui acompanhando tão de perto. É tudo muito especial”, disse Zaide, que chegou hoje à capital italiana. “Eu espero, sinceramente, que o exemplo de coragem de Bento XVI, que tentou fazer reformas na Igreja, sirva de exemplo”, acrescentou Pimentel.

Segurando uma faixa, na qual escreveu: “Francesco para Papa (Francisco para Papa, em português)”, o italiano Saverio disse que faz campanha para que o sucessor de Bento XVI tome como inspiração São Francisco de Assis. “É importante seguir o exemplo de São Francisco de Assis na sua humildade”.

Os turistas franceses Jean Paul Basienana e Victoire Guiraud estão confiantes em que hoje verão a fumaça brança – símbolo da eleição do papa – saindo da chaminé da Capela Sistina. “Minha aposta é que o papa eleito virá da América Latina ou da África”, disse Basienana. “Também acredito que o sucessor de Bento XVI será um latino, o que será muito bom para todos”, completou.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapasVaticano

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA