Mundo

Catar cogita candidatura para sediar Olimpíadas de 2028

O Catar já foi candidato para receber o evento na capital Doha, em 2016 e 2020, mas perdeu a disputa para o Rio de Janeiro e para Tóquio, respectivamente


	Velódromo das Olimpíadas de 2016 em constrção: "É óbvio que pensamos em nos candidatar de novo. Esperamos ter as Olimpíadas um dia. Quem sabe em 2028", insistiu
 (Autoridade Pública Olímpica/Flickr/Divulgação)

Velódromo das Olimpíadas de 2016 em constrção: "É óbvio que pensamos em nos candidatar de novo. Esperamos ter as Olimpíadas um dia. Quem sabe em 2028", insistiu (Autoridade Pública Olímpica/Flickr/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2016 às 18h07.

Apesar de toda a polêmica gerada pela atribuição ao Catar da organização da Copa do Mundo de 2022, o país árabe não pretende parar por aí: a intenção é sediar os Jogos Olímpicos de verão de 2028.

"Nossa visão e o nosso objetivo é sediar as Olimpíadas um dia", afirmou nesta segunda-feira Thani al-Kuwari, dirigente do Comitê Olímpico Catariano, em uma reunião com a imprensa esportiva.

O Catar já foi candidato para receber o evento na capital Doha, em 2016 e 2020, mas perdeu a disputa para o Rio de Janeiro e para Tóquio, respectivamente.

"É óbvio que pensamos em nos candidatar de novo. Esperamos ter as Olimpíadas um dia. Quem sabe em 2028", insistiu.

O dirigente deu como principal argumento o fato de o país contar em um futuro próximo com a maioria das instalações necessárias, com a Copa do Mundo de futebol em 2022, além dos Mundiais de Atletismo, em 2019, e de natação, em 2023.

O país já recebeu recentemente os Mundiais de handebol, de natação em piscina curta e de atletismo paralímpico.

O fato do Catar receber a Copa de 2022 causou controvérsia por vários motivos. Suspeitas de corrupção pairam sobre a escolha do país, com acusações de compra de votos investigadas pela Justiça suíça.

Além disso, o país vem sendo alvo de críticas de organizações de defesa dos direitos humanos pelas condições de trabalho de migrantes nos canteiros de obras.

Outro problema é ligado às altas temperaturas, que podem chegar a 50°C em agosto, período em que as Olimpíadas costumam ser organizadas.

Por conta disso, a Fifa decidiu que a Copa do Mundo acontecerá em novembro e dezembro de 2022, e não em junho em julho, como habitualmente.

A cidade-sede das Olimpíadas de 2024 será anunciada em 13 de setembro de 2017, em Lima. Doha não se candidatou, e a disputa será entre Paris, Budapeste, Los Angeles e Roma.

Acompanhe tudo sobre:CatarEsportesOlimpíadas

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump